Topo

Bala na Cesta

Em casa, líder Limeira testa boa fase contra o Flamengo no NBB

Fábio Balassiano

09/01/2015 01h20

limeiraAntes da temporada 2014/2015 do NBB 99,9% das pessoas colocavam Flamengo e Bauru como os maiores favoritos ao título da competição. E tinha razão de ser. O primeiro é o atual campeão nacional, das Américas e mundial. A turma do interior de São Paulo investiu pesado, trouxe Alex, Jefferson, Robert Day, Hettsheimeir e manteve Murilo, Ricardo Fischer, Gui Deodato e Larry Taylor no elenco do técnico Guerrinha.

time1Passados dois meses de certame, porém, a classificação aponta um líder diferente. Limeira tem 13-1 (perdeu apenas do Pinheiros – veja mais aqui) e a melhor campanha até o momento. E quem os limeirenses enfrentam nesta sexta-feira? Justamente o Flamengo (19h30, com Sportv) em casa.

Os números do time comandado pelo estreante Dedé (ele era assistente-técnico de Demétrius nos últimos anos e foi alçado a condição de técnico principal para este NBB) são incontestáveis e falam muito sobre a brilhante campanha até aqui.

trioEquilibrada, a equipe faz 84,2 pontos/jogo (terceira melhor média da competição), leva apenas 75,1 (segunda melhor), lidera a liga em assistências (19,1), desperdiça apenas 10,1 bolas por jogo e tem quatro com 10+ pontos (David Jackson, Nezinho, Ronald Ramon e Rafael Mineiro comandam as ações ofensivas). O trio de baixinhos formado por Jackson, Ramon e Nezinho (na foto à direita), aliás, soma 42,4 dos 84 da equipe.

jack1O resultado disso tudo tem dado o tom dos limeirenses neste começo de certame. Dedé mantém a boa pegada defensiva de seu antecessor, a rotação continua furiosamente azeitada (9 jogadores atuam por 14+ minutos), os experientes comandam as ações (Nezinho, Ramon, Mineiro e Jackson são os líderes do time) e os jovens têm espaço (Deryk joga 19 minutos/jogo e Matheus Dalla outros 14).

A campanha é excelente, mas por incrível que pareça o foco de Limeira deve estar mais adiante. A equipe NUNCA ganhou uma série de playoff na história do NBB e é nisso que os comandados de Dedé devem se concentrar.

dede1Ficar entre os quatro melhores da fase de classificação garante uma folga na primeira rodada do mata-mata. Lá, saindo vitorioso, os limeirenses tiram esse problema de não ganhar em pós-temporada e de cara se garantem entre os quatro melhores do país.

Jogando o que estão jogando é possível sonhar. Hoje o rival é o Flamengo, e a boa fase será testada contra um timaço de bola. Quem será que vence?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.