Topo

Bala na Cesta

Começa hoje a Copa América pra seleção brasileira

Fábio Balassiano

30/08/2013 01h06

Chegou o dia pra Rubén Magnano e seus comandados. Começa hoje, em Caracas, Venezuela, a Copa América adulta masculina, que garante quatro vagas para o Mundial de 2014, na Espanha. O Brasil, provavelmente sem Caio Torres e Cristiano Felício (lesionados), estreia às 18h30 (Sportv e ESPN Brasil exibem) contra Porto Rico, rival conhecido e de dificuldades históricas (lá estão os intermináveis Ayuso, Daniel Santiago e Arroyo, além de JJ Barea e Renaldo Balkman).

Abaixo detalhes do regulamento da competição, cujos grupos ficaram assim:

A: Brasil, Canadá, Jamaica, Porto Rico e Uruguai
B: Argentina, México, Paraguai, República Dominicana e Venezuela

O sistema da competição é bem simples. São 10 seleções em 2 grupos de cinco, se enfrentando dentro da chave (quatro jogos, portanto). Os 4 primeiros de cada grupo se classificam pra a segunda fase, quando as equipes de "A" jogam com as de "B". As quatro primeiras vão às semifinais e ao Mundial.

E como já coloquei aqui, esta será a primeira competição que a seleção brasileira jogará sem atletas da NBA desde 2008 (e a segunda desde 2003). Sigo achando, sinceramente, que o time de Magnano avançará ao Mundial. Haverá sustos, rivais complicados, mas são quatro vagas e os rivais estão tão ou mais desfalcados que o Brasil. Como diria o Chapolin, "não criemos pânico". Ao menos ainda…

E aí, animado pra estreia da seleção masculina na Copa América? Acha, também, que a vaga no Mundial virá? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.