Topo

Para se tornar "capital do basquete", Brasília patrocina time local, Flamengo e seleções

Fábio Balassiano

23/07/2019 05h00

Um projeto ousado e de milhões de reais investidos promete transformar Brasília na "capital do basquete" brasileiro. Ao menos é esta a intenção do Banco de Brasília, que nesta segunda-feira anunciou patrocínios ao time local, ao Flamengo e também às seleções brasileiras (CBB).

De acordo com nota enviada à imprensa, "o BRB pretende estimular a prática da modalidade nas escolas públicas da capital com vistas também a ser um celeiro de talentos no esporte para os Jogos de Tóquio de 2020 e nas próximas Olimpíadas".

Para isso, uma das novidades da carta de intenções é fazer, enfim, a Cidade do Basquete, um dos projetos de campanha da gestão Guy Peixoto. A ideia do acordo, previsto inicialmente para ir até o final dos Jogos de Tóquio em 2020, é que ele se estenda até o próximo ciclo olímpico. Além do aporte nas seleções adultas, estão previstos campeonatos de base e também sediar torneios adultos. O Pré-Olímpico Mundial Feminino de 2020, por exemplo, já está no radar.

Sobre os patrocínios a Flamengo e Brasília, uma polêmica desde já. Embora tenha divulgado uma pesquisa que fale que 47,9% dos brasilienses torçam pelo rubro-negro e que o acordo preveja até 30% das partidas do clube carioca na próxima temporada na capital federal, houve inúmeros protestos nas redes sociais sobre o fato de um banco local patrocinar um time de outro Estado. Pipoka, craque da seleção brasileira na década de 80 e 90 e ídolo local, e Fernando Rossi, multicampeão pelos candangos recentemente, foram ao Instagram para escrever sobre o assunto:

Os números não foram divulgados, mas pelo que o blog apurou o aporte no Flamengo é quase 2 vezes maior do que o que será investido em Brasília (60% é a diferença pra ser mais exato), aumentando demais a grita da população local, que não entendeu até agora também como o Cerrado Basquete, outra equipe local, não foi angariada com o patrocínio. O banco, por sua vez, alega que patrocinar o Flamengo aproxima a marca da população local e aponta para o horizonte sobre a expansão nacional da instituição.

Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o projeto Brasília Capital do Basquete é algo gigante e histórico: "É diferente porque envolve uma série de itens. Desde Brasília ser sede de treinos da Seleção Brasileira, o patrocínio aos times, envolvimento dos centros olímpicos e escolas públicas com o BRB e o quarto pilar que é trazer eventos para a cidade", finalizou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para se tornar "capital do basquete", Brasília patrocina time local, Flamengo e seleções - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta