Topo

Próxima temporada do NBB terá 16 times - confira novidades e regulamento

Fábio Balassiano

14/07/2019 02h52

Está tudo definido para o NBB da temporada 2019/2020. A próxima edição do maior campeonato de basquete do país terá 16 times e as novidades de quatro novas equipes. São elas: a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante do Estado da Paraíba na elite, o São Paulo FC (SP), vice-campeão da divisão de acesso e que adquiriu a franquia do Joinville, Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé Basquete e retornou à elite de basquete brasileiro depois de três anos, e o Pato Basquete (PR), que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo (convite no final das contas, algo que não gosto).

Saem de cena Joinville e Vasco, e amanhã eu venho aqui pra comentar a saída do cruzmaltino, que enfim descobriu que não consegue fazer basquete de forma organizada (demorou três anos pra isso…). A Nota Oficial do clube é bem clara aliás.

Com isso, o número de Estados representados no NBB aumentou de cinco para seis: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e Distrito Federal. O torneio terá início no dia 12 de outubro, e a tabela completa será publicada no início de agosto. O Jogo das Estrelas de 2020 volta à capital de São Paulo, acontecendo no Ibirapuera entre 18 e 20 de março (bola dentro por aqui).

A Copa Super 8 foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA (a nova Liga das Américas). Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no final de dezembro (aparentemente perde-se a janela entre Natal e Ano novo, o que é uma pena ao meu ver…).

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs (por mim poderia mudar aqui…). No mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco.

Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento (leia-se: os clubes do NBB não jogarão nunca o Nacional da CBB e eu tenho certeza que isso dará muito pano pra manga ainda). Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira, poderá pleitear a uma vaga no NBB e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Os compromissos internacionais dos clubes do NBB também ganharam novidades. A partir desta temporada, será adicionado ao calendário o Torneio Interligas, que contará com quatro times brasileiros e quatro da Argentina. A competição acontecerá em período de pré-temporada, com início previsto para setembro de 2019, e terá como participantes o 7º, 8º, 9º e 10º colocado da última edição do campeonato nacional.

Já a Liga das Américas será substituída pela Champions League Américas, da FIBA. A competição terá como representantes brasileiros o Flamengo (campeão da Copa Super 8 e do NBB), Sesi Franca (vice do NBB) e Mogi das Cruzes/Helbor (3º do NBB). E por fim, a Liga Sul-Americana, que é organizada pela Consubasquet, contará com a participação do Botafogo (4º), EC Pinheiros (5º) e Corinthians (6º).

Clubes participantes do NBB CAIXA 2019/2020:

– Basquete Cearense (CE)
– Bauru Basket (SP)
– Botafogo (RJ)
– Corinthians (SP)
– Flamengo (RJ)
– Franca Basquete (SP)
– Minas (MG)
– Mogi das Cruzes (SP)
– Paulistano (SP)
– Pato Basquete (PR)
– EC Pinheiros (SP)
– Rio Claro Basquete (SP)
– São José Basketball (SP)
– São Paulo FC (SP)
– Unifacisa (PB)
– Brasília (DF)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Próxima temporada do NBB terá 16 times - confira novidades e regulamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta