Topo

Com Kawhi brilhante, Toronto vence Warriors de novo, abre 3-1 e está a uma vitória do título da NBA

Fábio Balassiano

08/06/2019 00h20

Lachlan Cunningham/Getty Images/AFP

O Golden State está contra a parede como nunca esteve nas suas mais recentes finais de NBA. E graças a mais uma atuação excepcional deste craque silencioso chamado Kawhi Leonard. O camisa 2 do Toronto Raptors teve 36 pontos e 12 rebotes para guiar os canadenses a uma fundamental vitória por 105-92 em Oakland diante de quase 20 mil torcedores que aparentemente viram o último jogo da franquia na Oracle Arena (os Warriors irão se mudar para São Francisco na próxima temporada).

Com os resultado, os Raptors agora têm 3-1 na decisão e estão a um triunfo de conquistar o inédito troféu Larry O'Brien para a franquia. Pelo Warriors, Klay Thompson, de volta de lesão, foi muito bem com 28 pontos mas não conseguiu impedir o revés de seu time.

O jogo 5 será em Toronto na segunda-feira, às 22h, e pode ser o último da temporada. É, disparado, o mais importante da história da franquia Raptors, que nunca viu um título da NBA tão próximo assim. Um detalhe interessante: em apenas uma ocasião um time saiu de 1-3 para virar a final da liga para 4-3. Foi justamente o Cleveland Cavs, de LeBron James, contra o Warriors em 2016.

Lachlan Cunningham/Getty Images/AFP

Com o Golden State tendo de volta o ala Klay Thompson, recuperado de lesão na coxa, mas ainda sem Kevin Durant, a partida não começou bem em termos técnicos com os times acelerando demais as ações e errando muitos arremessos até certo ponto fáceis. Os 23-17 pros donos da casa deram esperança que a vitória ficaria em Oakland.

No período seguinte, porém, os Raptors reagiram, jogaram melhor, acalmaram os ânimos, marcaram bem as linhas de passe do Golden State Warriors para evitar as bolas de três, cortaram a diferença que chegou a 9 pontos para 4 no final do primeiro tempo, mas os Warriors se mantiveram na frente e foram pro intervalo com 48-42. Klay já tinha 14 pontos, mostrando-se bem recuperado da lesão que o impediu de jogar no terceiro duelo.

No terceiro período, o Toronto voltou muito bem, com Serge Ibaka controlando as ações no garrafão dos dois lados da quadra de forma bem dominante. O time canadense fez 37-21 (praticamente a metade de seus pontos totais até então…), fechou a parcial com 79-67 e foi pros 12 minutos finais vencendo por 12. O sinal de perigo estava ligado na Oracle Arena. Bastante ligado.

Naquela altura, Kawhi Leonard tinha 31 pontos (17 apenas no terceiro período) e 9 rebotes em uma atuação assombrosa. Ibaka, 15 pontos, 3 rebotes e 2 rebotes (ao todo o congolês teve 20 pontos, 4 rebotes e 2 tocos). Klay tinha 22 pontos e Curry, 17. Fred VanVleet, ótimo armador reserva do Toronto, perdeu um dente em um choque acidental com Shaun Livingston, e ficou cerca de 9 minutos no vestiário.

No último período, o Warriors partiu pro desespero muito cedo. Arremessando rápido, de forma desequilibrada e com péssimo aproveitamento, o Golden State ainda defendia mal e via Ibaka e Leonard pontuando com facilidade. A diferença, ao invés de diminuir pros donos da casa, só aumentava pros visitantes, que abriram 12 na metade do quarto período.

O Golden State ainda tentou a famosa reação final, apertando a marcação e tentando arremessos com Curry (2/9 ao todo nas bolas de fora) e Klay, mas nada dava certo. No final, 105-92 para o Toronto diante de uma Oracle Arena silenciada, atônita e em ritmo de despedida.

A decisão da NBA está a um passo de acabar. E enganava-se, antes da final começar, quem pensava que o Golden State Warriors teria facilidade contra esse time absurdamente bem organizado do Toronto Raptors do técnico estreante Nick Nurse. Kawhi Leonard é um monstro sagrado do basquete e pode colocar um fim à dinastia do Golden State para se confirmar como um dos melhores jogadores da atualidade.

A temporada 2018/2019 da NBA termina na segunda-feira? O que acham?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com Kawhi brilhante, Toronto vence Warriors de novo, abre 3-1 e está a uma vitória do título da NBA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta