Topo

Franca inaugura neste sábado o Centro de Treinamento Helio Rubens Garcia

Fábio Balassiano

23/03/2018 13h00

O sábado, 24 de março de 2018, será um dia histórico para a cidade de Franca. Não exatamente pelo jogo do time francano contra o Vasco (14h, com transmissão da Band) em rodada válida pelo elétrico NBB. Mas pelo que irá acontecer logo depois, às 18h, na própria cidade.

Em mais um passo rumo à modernização de sua estrutura de basquete, o Franca Basquete inaugura amanhã o Centro de Treinamento Helio Rubens Garcia, homenagem mais do que justa a um dos maiores nomes da modalidade no país e obviamente um dos maiores filhos da cidade.

A ideia de ter um espaço totalmente voltado para a preparação dos times de base e profissional de Franca veio de Helinho, filho de Helio Rubens e atualmente treinador da equipe que está na terceira posição do NBB. O técnico esteve anos atrás no Golden State Warriors, foi recebido por Leandrinho (à época com a franquia), pelo técnico Steve Kerr, por membros da organização e retornou ao Brasil com a ideia fixa de juntar a parte de quadra, à musculação, à administrativa no mesmo espaço para todas as equipes de Franca.

O sonho não demorou a sair do papel quando a ideia de Helinho foi apresentada ao SESI, principal apoiador da equipe nesta temporada e responsável maior pelos investimentos nas obras do Centro de Treinamento.

"Este é um Centro de Treinamento é a realização de um sonho antigo do Franca Basquete. Ele servirá para os times adulto e de base, e contaremos com uma quadra oficial e duas quadras laterais. Serão, também, seis tabelas pra treinamento individual, de arremessos, essas coisas. É muito parecido com o que vi recentemente quando estive no Golden State, na NBA. A sala de musculação será ao lado da quadra e específica para os nossos atletas do basquete. Todos os aparelhos são de última geração e teremos piscina e pista de atletismo também. O escritório do SESI Franca Basquete estará na mesma estrutura, então teremos tudo no mesmo espaço e o objetivo é que tenhamos tudo no mesmo espaço para facilitar a vida do atleta em todos os pontos que ele necessitar", afirmou Helinho em contato telefônico com o blog na noite de ontem.

Paulo Fernandes / Vasco

Helinho, obviamente, está duplamente feliz com a ideia saindo do papel. Primeiro por ser a realização de um sonho antigo da cidade. E depois pela homenagem a seu pai.

"É um momento especial para todos da cidade. Queríamos isso há algum tempo, e se pensarmos que faz dois, três anos estávamos bem por baixo e com chance até de não continuar com o time profissional é uma vitória bem incrível inaugurarmos esse Centro de Treinamento. Não posso deixar de agradecer aos membros da diretoria, do conselho, das pessoas da cidade que têm nos apoiado incessantemente nesse retorno. É um engajamento sensacional e que nunca tinha visto acontecer em lugar algum. Isso só aconteceu devido a eles, que foram fantásticos desde o nosso começo recente. Ter o nome do meu pai dando nome a um local tão incrível assim é realmente uma emoção ainda maior para a nossa família", contou Helinho, para completar: "Dentro das instalações do Centro de Treinamento estamos criando uma unidade de planejamento para, através dos técnicos da base, compartilhar os conceitos que praticamos aqui nos seis centros que o SESI já possui com o basquete. Aos poucos queremos passar de 6 para 12, 15 e depois 20. O objetivo é aumentar o número de praticantes com uma metodologia nossa e muito bem documentada e organizada.

A união entre esporte e a cidadania que o esporte pode proporcionar anima bastante a Helinho, aliás, que não tem medido esforços para estruturar o basquete de Franca dentro de quadra com suas ideias táticas mas também fora dela com conceitos modernos no que diz respeito ao lado administrativo e social do esporte.

"No final das contas, acho que somos todos muito felizardos porque é exatamente o que, como cidadão, sempre pedimos, né? É uma visão do esporte formando o cidadão, atletas e usando aquela velha máxima que fala que da quantidade você tira a qualidade. Os que não conseguirem seguir no esporte terão uma formação sólida como pessoas e continuarão suas vidas normalmente e muito bem embasados. A entidade, o SESI, presa muito por isso. A educação, e a educação vindo através do esporte. Respeito, educação, disciplina, comprometimento. É um projeto maravilhoso e agradeço todos os dias pelo fato de o SESI estar totalmente envolvido e nos apoiando nisso", finalizou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Franca inaugura neste sábado o Centro de Treinamento Helio Rubens Garcia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta