Topo

O tanking na NBA, por Fernando Paternost

Fábio Balassiano

29/09/2017 13h02

* Por Fernando Paternost

Já não é uma novidade que a NBA está preocupada com a tática das franquias de investir em temporadas realmente ruins para que possam ser recompensadas com um jogador bom com uma escolha alta no draft anual. Chamada de tanking pela mídia nada mais é do que as franquias ficarem dentro das regras estabelecidas, perdendo muito para terem maiores chances de receber um bom jogador no Draft. Apesar de ser condenável a atitude os times estão não atuando fora da regra. Ou seja, isso não é ilegal. Mas podemos dizer que é altamente antidesportivo. A liga tem se preocupado com esse comportamento porque é muito ruim para a sua imagem. Mas tem tomado poucas ou nenhuma atitude contra essa prática.

Estou pensando nisso já há uns 2 anos. Minha primeira ideia é que a liga deveria impor barreiras para posições no Draft em anos consecutivos. Mas essa forma também tem uma cara antidesportiva. Então comecei a amadurecer essa ideia pensei numa mistura de barreiras e prêmios, de forma que se impossibilitasse a presença contínua de franquias nos Top-3 do draft.

A ideia é semelhante a de hoje, com vantagens para os times que ficaram de fora dos playoffs, mas através de pontuações que os times receberiam baseados em sua posição na temporada regular da temporada mais uma análise da posição nas 2 temporadas anteriores. Franquias com piores campanhas têm direito a mais pontos para usar no Draft.

Vamos criar, então, 2 tipos de pontos:
– GP (Golden Point), que são os pontos necessários e obrigatórios para a escolha nas posições mais altas do Draft. Estes pontos são obrigatórios para a escolha no Top-3 do draft.
– OP (Ordinary Point), que são pontos não podem ser usados no Top-3 do draft, mas nas demais posições.

Desta forma temos que pensar em três coisas: como esses pontos são recebidos, como eles são gastos no Draft e qual sua validade. Cada GP tem validade de 3 temporadas (para ser usado). E cada OP tem validade de somente 1 temporada (ao final da própria temporada encerrada).

Para recebimento de pontos vamos dividir as franquias em 3 grupos:

Grupo 1 –> 3 GPs para cada uma das 3 piores franquias segundo a classificação da temporada atual (encerrada). Esses 3 GPs só podem ser recebidos por um mesmo time a cada 3 temporadas. Caso um time permaneça como um dos 3 piores em qualquer uma das duas temporadas seguintes, este time recebe conforme sua classificação nos grupos a seguir.
Grupo 2> 1 GP para cada uma das franquias que ficaram nas posições de 4º a 9º. Com exceção das que foram promovidas ao Grupo 1 (top3). Franquias que já receberam 3 GPs em até duas temporadas anteriores podem receber no máximo 1 GP.
Grupo 3 -> 1 OP para cada uma das franquias que ficaram nas posições de 4º a 14º. Com exceção das que foram promovidas ao Grupo 2 ou Grupo 1 (top3).

De forma geral uma franquia só pode permanecer no Top-3 uma vez a cada 3 anos. Caso repita uma má classificação ela perde a posição para a franquia logo abaixo dela que não esteve no top3 nos últimos 3 anos. De forma geral isso fará com que um conjunto diferente de times esteja no top3 durante 3 anos seguidos. A não ser em caso de trocas que envolvam os GPs.

As franquias classificadas para os playoffs fazem a escolha pela ordem inversa de sua classificação geral na temporada (como é hoje). Sorteios pela ordem final de escolha também estão inclusos.

Para exemplo vamos pegar as três últimas temporadas da NBA. Na lista a seguir estão os 7 piores times de cada conferência que não se classificaram para os playoffs, na ordem do pior (em cima) para o melhor (em baixo).

Desconsiderando as trocas feitas, os times receberiam pontos da seguinte forma:

2014-2015 – Minnesota, New York e Philadelphia (3GPs). LA Lakers, Orlando, Sacramento, Denver, Detroit e Charlotte (1GP e 1OP). Miami, Utah, Indiana, Phoenix e Oklahoma (1OP).
2015-2016 – LA Lakers, Brooklyn e Phoenix (3GPs). Philadelphia*, Minnsota, New Orleans, New York, Sacramento e Milwaukee (1GP e 1OP). Denver, Orlando, Utah, Washington e Chicago (1OP). (* já recebeu 3 GPs na temporada anterior)
2016-2017 – Orlando, New York e Minnesota (3GPs). Brooklyn*, Phoenix*, LA Lakers*, Philadelphia**, Sacramento e Dallas (1GP e 1 OP). New Orleans, Charolotte, Detroit, Denver e Miami (1OP). (* já recebeu 3 GPs na temporada anterior, ** já recebeu 3 GPs 2 temporadas antes)

Só essa distribuição de pontos já muda drasticamente o cenário do que foi o Draft deste ano. Uma vez recebidos os pontos é preciso decidir as regras para serem gastos estes pontos (ou os custos de cada posição).

Posições 1, 2 e 3 da escolha no draft custam obrigatoriamente 3 GPs. O time tem que ter recebido os 3 GPs na temporada atual (encerrada), ter acumulado em 3 temporadas seguidas, ou ter feito trocas pelos GPs necessários e válidos.
Posições 4, 5 e 6 da escolha do draft custam 2 pontos, sendo que obrigatoriamente 1 GP. O time pode ter conquistado o GP na temporada atual (encerrada), ter trazido de temporadas anteriores (ainda válidos), ou ter feitos trocas pelo GP necessário e válido.
Posições de 7 a 14 da escolha do draft custam 1 ponto, podendo ser 1 GP ou 1 OP. O OP que tem validade somente para a escolha na temporada atual (encerrada) pode ter sido conquistado ou trocado. O GP que tem validade de 3 temporadas consecutivas pode ter sido obtido na temporada atual (encerrada), nas anteriores ou ser obtido por troca.
Posições de 15 a 30 não recebem pontos.

Por fim como é definida a ordem de escolha no draft considerando que as franquias podem fazer trocas e acumular pontos.

Posições 1, 2 e 3 do draft – As franquias que possuírem 3 GPs e que desejarem fazer uma escolha nas posições 1, 2 e 3 deverão pagar 3 GPs. A ordem na escolha, entre os times inscritos com 3 GPs (que podem ser mais de 3), será feita por sorteio, com maiores chances para o time pior colocado na temporada atual (encerrada). Caso mais de 3 times tenham os GPs necessários válidos e queiram se posicionar para a escolha do Top-3, este sorteio definirá a ordem de quais serão os 3 times que usarão os 3 GPs na escolha atual. A franquia (ou franquias) que ficar de fora do top3 não perde seus GPs, que podem ser usados para escolha nas demais posições ou anos, considerando sua validade máxima.
Posições 4, 5 e 6 do draft – As franquias que possuírem 2 pontos para pagar, sendo que pelo menos 1 seja obrigatoriamente GP poderão escolher nestas posições. O time que gastar 2 GPs tem prioridade na posição da escolha sobre os demais que gastarem somente 1 GP. Caso haja mais de uma franquia usando 2 GPs, a ordem de escolha será definida por sorteio com maiores chances para a franquia pior colocada na temporada atual (encerrada). O mesmo processo se aplica caso haja várias franquias usando somente 1 GP, sendo que estas escolhem após os times que gastaram 2 GPs. A franquia (ou franquias) que ficar de fora destas posições não perde seus pontos, que podem ser usados para escolha nas demais posições ou anos, considerando sua validade máxima.
Posições 7 a 14 do draft – Estas posições custam somente 1 OP e a ordem de escolha deve ser a ordem inversa da classificação na temporada atual (encerrada). Mas as franquias que se inscreverem para selecionar nestas posições e que tiverem mais pontos para gastar que somente 1 OP serão promovidos para as posições mais altas. A franquia que mais gastar para escolher nestas posições terá a melhor posição de escolha. Caso haja franquias gastando a mais e com pontos iguais a ordem de escolha será definida por sorteio com maiores chances para a franquia pior colocada na temporada atual (encerrada). As demais franquias que gastarem 1 OP escolhem na sequência destes. Sugestão de valores: 3 OP valem mais que 1 GP; 1 GP vale mais que 2 OPs; 1 GP vale mais que 1 OP. Poderiam ser gastos: 3 OPs; 2 OPs, 1 GP + 1 OP; 1 OP.

Todo final de temporada são distribuídos pontos de forma que hajam pontos suficientes para todas as escolhas das posições 1 a 14. Caso não existam os pontos previstos (motivos de trocas entre times) até a posição 14, vale a regra da ordem inversa na classificação da temporada atual (encerrada).

A vantagem deste formato de escolha é que ele evita que franquias percam muito por temporadas seguidas para escolherem nas posições mais altas com frequência. Como fizeram Sixers e Lakers nas últimas temporadas. Mas não evita que uma franquia perca muito jogos para ter uma escolha alta numa única temporada. Como fez o Suns esta temporada.

Na minha opinião este tipo de atitude só muda se a NBA começar a oferecer vantagens aos times que ficaram de fora dos playoffs. Por exemplo fazer uma competição curta entre os não classificados para os playoffs de forma que os 4 melhores recebessem descontos caso passem do teto de gastos, ou um novo cap para contratar mais um jogador que não entrasse no teto. Talvez 1 GP ou 1 OP para ser gasto no Draft.

De forma geral ter alguma compensação financeira para a próxima temporada deve incentivar. Ainda acredito que os times muito ruins não vão ligar para isso, mas como investir em longos processos de reconstrução só perdendo temporada atrás de temporada, vai ser muito ruim para qualquer franquia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O tanking na NBA, por Fernando Paternost - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta