O domínio de Cavs e Warriors faz a NBA se tornar chata ou sempre foi assim?
Fábio Balassiano
22/05/2017 06h20
Nunca na história da NBA houve uma final com os mesmos times em três anos seguidos como pode acontecer em 2017 entre Warriors e Cavs, mas na semana passada alguns leitores me perguntaram: "Mas, Bala, como era antes?". E aí eu fui pesquisar.
Dividi o estudo em décadas e em três "vértices" diferentes: o Rei da conferência (o time que mais vezes foi à decisão de cada lado), em quantas decisões de NBA esta franquia jogou e também qual o número de equipes que, naqueles 10 anos, conseguiu chegar à final da liga (ou seja, venceu a conferência Leste e Oeste). Exemplo: na década de 80, o Boston Celtics foi o Rei do Leste, avançando à final do campeonato em cinco oportunidades. Nestes 10 anos 4 times conseguiram vencer a conferência Leste – o Celtics, o Sixers e o Pistons.
Olhem como ficou o estudo (já considerando Warriors e Cavs na final):
Vamos a alguns pontos interessantes:
2) Se repararmos bem, sempre houve um domínio claro de uma franquia diferente em cada conferência ao longo das décadas, principalmente no Leste. Em 60 e 80 o Boston dominou. Em 70, o Washington. Em 90, o Bulls de Michael Jordan. De 2010 pra cá, o time que teve LeBron James ganhou a conferência. O Miami Heat entre 2010 e 2014 e de 2015 pra cá o Cleveland Cavs.
3) A única exceção à regra do Leste fica no começo dos anos 2000, que viu oito times diferentes do Leste na decisão da NBA e apenas o New Jersey Nets (2002 e 2003) e o Detroit Pistons (2004 e 2005) chegando à finalíssima do campeonato. Também ganharam a conferência o Indiana Pacers, o Philadelphia 76ers, o Detroit Pistons, o Cleveland Cavs, o Boston Celtics e o Orlando Magic, em um equilíbrio inédito.
5) No Oeste, o equilíbrio "além da conta" fica nítido na década de 90, a da grande efervescência no Brasil. Naquela década o lado Leste era dominado pelo Chicago Bulls, de Michael Jordan, mas no outro lado Utah Jazz, Houston Rockets e Portland Trail Blazers foram os únicos que chegaram à final da NBA mais de uma vez (duas cada). San Antonio Spurs (99), Seattle SuperSonics (1996), Phoenix Suns (1993) e Los Angeles Lakers (1991) também foram à disputa do troféu Larry O'Brien. Sete times diferentes no período de 10 anos portanto.
6) Na real da real mesmo a média de times diferentes por década não muda muito entre Leste e Oeste, não. No Leste, da década de 60 até agora a média é de 3,5 franquias distintas na decisão da NBA a cada 10 anos. O Rei da conferência esteve na decisão da NBA em 5 oportunidades. No Oeste, o índice sobe um pouco. A média é de 4 franquias diferentes por final em uma década e o Rei do Oeste conquistou o caneco da conferência em 6 oportunidades.
Está claro, né? Ao longo dos anos nunca houve tanta diferença assim em relação aos times na decisão da NBA quanto a nossa memória (afetiva?) supõe. É óbvio que o equilíbrio, e principalmente a qualidade de cada conferência, merecem ser discutidas (na década de 80 o Lakers era MUITO superior no Oeste e de 2010 pra cá Miami e Cleveland nadam de braçada no Leste), mas no final das contas a história da melhor liga do planeta se notabilizou por dinastias mesmo.
Neste seleto e pequeno grupo estão Bill Russell, Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e Lebron James.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.