Wilt Chamberlain, 100 pontos: o histórico jogo da NBA que quase ninguém viu
Fábio Balassiano
02/03/2017 06h00
A temporada 1961/1962 da NBA foi especial. Oscar Robertson tornou-se o primeiro, e até hoje único, a terminar com média de triplo-duplo (30,8 pontos, 11,4 assistências e 12,5 rebotes), o Boston ganhou o quarto título consecutivo e pela primeira vez a liga teve 80 jogos na fase regular.
Tudo isso parece pouco quando lembramos do dia 2 de março de 1962. Há exatos 55 anos o mundo do basquete se estarrecia com mais uma atuação de Wilt Chamberlain, lendário pivô do Philadelphia Warriors e considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos.
No ginásio apenas 4.124 pessoas. O valor médio do ingresso: US$ 2,50 – isso quando o torcedor pagava. Em uma NBA não muito valorizada, as franquias faziam de tudo para tentar atrair novos fãs. Não é a toa que muitos que estavam na Hershey Arena receberam o bilhete em um supermercado, como brinde pós-compra de uma máquina de lavar (é sério!). De acordo com relatos dos jornais da época, com o jogo decidido muita gente chegou inclusive a sair do local mais cedo. Não viram Chamberlain anotar 31 pontos no último período para cravar o histórico recorde de 100 pontos em uma única partida, feito inalcançado até hoje (Kobe Bryant, em 2006, chegou a 81, e está em segundo na lista). Para ser ainda mais detalhista, foram 23 pontos no primeiro período, 18 no segundo e 28 no terceiro.
Como em tudo em que Wilt se meteu, muita polêmica cerca o jogo. Muitos dizem que houve fraude na partida, pois os Warriors, pressentindo os três dígitos de Wilt, paravam os jogadores dos Knicks com faltas para que a bola voltasse para as mãos do pivô no ataque. Com tramóia ou não, o mundo não possui as imagens da noite histórica em Hershey, Filadélfia, contra um dos lanternas da liga. Não só imagens como objetos também. A bola dos 100 pontos sumiu das mãos de Chamberlain na hora das comemorações, tirada por um menino de 12 anos que anos depois tentou leiloá-la no programa de TV da apresentadora Oprah Winfrey.
OUÇA O MOMENTO EM QUE WILT CHAMBERLAIN MARCOU O CENTÉSIMO PONTO
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.