NBB pode transmitir jogo online, mas Superliga de Vôlei não. Entenda os motivos!
Fábio Balassiano
10/02/2017 06h01
A Carol Canossa, aqui do Saída de Rede (Blog de Vôlei do UOL), explica bem os motivos, inclusive com uma entrevista com o chefão da CBV, Ricardo Trade, mas cabe uma grande reflexão: como o NBB, principal campeonato de basquete do país, tem tido tanto sucesso exibindo os jogos na Web há quatro temporadas?
Outro ponto importante: há regras contratuais que precisam ser cumpridas para que o bom relacionamento não saia dos trilhos entre a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissões desde a primeira temporada do NBB, e Liga Nacional. Algumas delas são: NUNCA um jogo na Web/Facebook pode ser o mesmo que o transmitido pela emissora. Isso explica o fato de as transmissões do NBB "acabarem" sempre nas quartas-de-final. Nesta temporada, por exemplo, a partir da semifinal Sportv e Rede Bandeirantes exibirão todos os jogos e não faz sentido haver competição entre uma plataforma oficial da Liga e seus canais.
Seguindo estas (claras) regras e fazendo um ótimo trabalho de engajamento com seu público nas redes sociais o NBB tem tido sucesso grande de audiência na atual temporada. Até o momento a média de audiência é de 30 mil pessoas por jogo, sendo o pico na partida entre Vasco e Brasília há duas semanas. Foram mais de 105 mil usuários únicos assistindo ao duelo em que o cruzmaltino bateu o time da capital federal por 85-76. No atual campeonato ao todo serão 40 jogos transmitidos via Facebook, sempre com imagem de alta qualidade (outra preocupação apontada pela CBV aliás) e narrador, comentarista, repórter e equipe de produção no ginásio.
O Vasco, responsável pelo recorde de audiência da atual temporada, traz um dado curioso: foi com ele que o NBB começou as transmissões via Facebook Live. Exibindo os jogos em seu site desde o NBB6 (2013/2014), a Liga Nacional firmou parceria com o Facebook para as finais da Liga Ouro (divisão de acesso para o NBB) através de sua plataforma de streaming (o Live). Percebendo o sucesso de audiência da decisão entre vascaínos e o Campo Mourão em 2016 (pico de audiência de mais de 80 mil pessoas), a LNB fechou novo contrato com a maior rede social do planeta para outra temporada de jogos online.
Em seus últimos eventos e conversas com a imprensa, diretores da Liga Nacional têm deixado clara a ideia de desenvolver cada vez mais o NBB nas plataformas digitais. Pelo visto tem dado certo. Os números mostram o sucesso da estratégia e o alcance de novos fãs. Novos fãs mesmo, já que um dos focos é atingir e conquistar jovens entre 16 e 25 anos para consumir o basquete nacional.
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