Topo

Vai começar a Liga das Américas - times brasileiros ainda tentam entrar, mas seguem fora

Fábio Balassiano

04/01/2017 08h40

Começa no dia 20 de janeiro a edição de 2016 da Liga das Américas, torneio mais importante do basquete continental (tirando a NBA, claro). Só que desta vez, como demonstra a figura ao lado, com uma novidade não muito agradável: sem os clubes brasileiros.

Desde que a suspensão da FIBA foi aplicada ao basquete brasileiro de 14 de novembro de 2016 até 28 de janeiro de 2017 ficou claro que era uma punição aos anos de desmandos da CBB. Isso todo mundo entendeu, certo? O problema é que os únicos afetados na prática foram os clubes, que terão uma competição oficial logo no começo deste ano e estão impedidos de atuar porque a digníssima Confederação Brasileira está "congelada" de qualquer coisa com a Federação Internacional. E neste caso da Liga das Américas é ela, Confederação, que deveria indicar os times do NBB (Flamengo e Bauru, campeão e vice, e Mogi, vencedor da recente Liga Sul-Americana que daria acesso direto a das Américas). Como o botão de diálogo CBB-FIBA está desligado, a tragédia está completa. Mas ainda há tentativa de solução.

O blog apurou que a Liga Nacional e os três clubes envolvidos (Flamengo, Bauru e Mogi) têm tentado convencer a Federação Internacional que a punição afeta muito mais as agremiações do que a CBB em si, que é quem a FIBA queria atingir (e esta parte final sou quem diz, que fique claro). Houve uma série de ligações, e-mails e até mesmo reuniões presenciais com membros do altíssimo escalão do órgão máximo do basquete mundial para tentar fazer com que os times do NBB joguem a próxima da Liga das Américas. Até o momento sem sucesso.

Os interlocutores da Liga Nacional têm mostrado que a ausência trará impacto na competição, que busca crescer (contraditório, não?), mas sobretudo na evolução do basquete brasileiro, que venceu sete das últimas oito competições internacional (Liga das Américas e Sul-Americana). Foi sugerido, inclusive, que os brasileiros entrem nas chaves já sorteadas (aqui), fazendo com que três dos quatro grupos contenham cinco agremiações (e não quatro).

Ainda restam 16 dias para começar a competição. Até lá, pelo que o blog também apurou, os dirigentes da Liga Nacional e dos clubes brasileiros seguirão tentando sensibilizar a FIBA para que ela abra a guarda e inclua os times do país, que conquistaram as suas vagas na quadra, na próxima Liga das Américas.

Por fim, vale dizer o seguinte: responsável direta pelo caos na modalidade no país, a CBB, que não move uma palha para proteger seus clubes, conseguiu a proeza não só de sucatear tudo que é dela (seleções adultas e de base, campeonatos de desenvolvimento de jovens, 3×3 e clínicas técnicas), mas também de espalhar os seus maus tentáculos para impactar a única coisa que vinha dando razoavelmente certo no Brasil – o NBB. Meus sinceros parabéns a Carlos Nunes, presidente da entidade, por mais este feito. A FIBA mirou em Nunes e na Confederação, mas acabou acertando na competente Liga Nacional. Uma pena.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vai começar a Liga das Américas - times brasileiros ainda tentam entrar, mas seguem fora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta