Topo

Com outra boa exibição, Flamengo vence Macaé e abre NBB com 7-0

Fábio Balassiano

12/12/2016 01h54

Muita gente pensou que o Flamengo teria dificuldade neste NBB devido ao seu remodelado time. Saíram Rafael Luz, Jerome Meyinsse, Gegê e Robinson, e a tendência para algumas pessoas (eu nunca acreditei nisso) era que o time de José Neto começasse a temporada com problemas de entrosamento entre as novas peças.

Na quadra o que se vê é um pouco diferente. Bem diferente, aliás. O rubro-negro venceu Macaé no sábado por 85-66 com outra atuação muito boa de Marquinhos (23 pontos) em um ginásio do Tijuca vazio, vazio (não consigo compreender isso, mas tudo bem…) e agora tem sete vitórias em sete partidas do NBB. Melhor começo, impossível.

É óbvio que ainda há muita coisa para José Neto ajustar em um elenco de rotação mais curta mesmo, mas alguns números chamam a atenção. Três dos 15 principais cestinhas do NBB são do Flamengo. Marquinhos é o segundo com 22,5. Marcelinho, veterano que parece cada vez mais revigorado depois de sua atuação incrível (26 pontos) no jogo 5 da final passada contra Bauru, é o quinto com 20,3. JP Batista, muito regular como sempre, tem 15,4 pontos de média e é o décimo-quarto. Além deles, Olivinha tem 12,3 pontos e é o quarto elemento que pontua em dígitos-duplos para a equipe que tem 88,2 pontos por jogo e o ataque mais positivo até o momento (nas bolas de dois pontos são 54% de aproveitamento, o segundo melhor índice do torneio). Experiente e correndo pouco, o elenco desperdiça apenas 11 bolas pro jogo, também segunda melhor marca do certame.

A melhor notícia de tudo para o Flamengo, que é perseguido por Mogi, Brasília e Vitória de perto (os três times perderam apenas uma vez), é que ainda há bastante espaço para melhora. Primeiro porque algumas peças ainda estão fora ou buscando o melhor ritmo. Humberto, armador reserva, segue lesionado. Pedrinho Rava, também bom armador, retornou recentemente.

O melhor exemplo disso que falo é o de Ricardo Fischer (foto ao lado). Maior reforço do Flamengo para a temporada, ele se recuperou de lesão de joelho mas ainda vem tendo minutos limitados e monitorados, o que é natural. Ainda não jogou mais de 26 minutos e no sábado conseguiu a sua primeira partida com 10 pontos com a camisa rubro-negra. Algo muito normal para quem retorna de cirurgia no joelho, mas dá pra imaginar a força que a equipe ganhará quando o melhor armador do NBB estiver em forma.

Sobre o treinador José Neto, o responsável por quatro títulos seguidos de NBB para o clube, vale elogio especial. Com elenco bem diferente a cada ano, ele vem mantendo o número de vitórias lá no alto sempre – e com alguns elementos diferentes a cada temporada. E não é fácil. Para este NBB a defesa rubro-negra melhorou demais. Ela permite apenas 44% de acerto dos rivais nos arremessos de dois e 30% nas bolas de fora – entre os cinco melhores índices do campeonato nos dois índices e 4% melhor em relação a 2015/2016. Contra Macaé, no sábado, ela foi a responsável por fazer com que a margem subisse em momentos críticos (22-10 no último período) e gerasse ataques mais tranquilos para a equipe.

Assim segue o Flamengo. Com mais um excelente trabalho de José Neto (esta bela foto, aliás, é do Instagram dele), com a força de seu quinteto inicial e ajustando as peças que vêm do banco.

Se já está assim neste começo de NBB ainda repleto de ajustes, lesões e ausência de algumas estrelas (Marcelinho Machado não jogou sábado porque estava suspenso após reclamar da arbitragem em Franca), no final do returno e no começo dos playoffs a tendência é que o já alto nível esteja ainda melhor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com outra boa exibição, Flamengo vence Macaé e abre NBB com 7-0 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta