Topo

Basquete feminino segue agonizando, mas LBF sai do papel e começa em dezembro

Fábio Balassiano

11/11/2016 13h00

Dos males (literalmente) o menor. Após dias, semanas e meses de silêncio, muita gente já imaginava que nem aconteceria mais a Liga de Basquete Feminino nesta temporada.

No final da tarde de ontem, porém, a LBF foi confirmada, tendo início no dia 15/12 (!!!) às 20h com Corinthians / Americana x Presidente Venscelau. Ufa, teremos então campeonato. Mas este é o lado bom (e talvez o único).

Serão de novo seis clubes que jogarão quatro vezes entre si na primeira fase (20 jogos), classificando os quatro melhores para a semifinal (melhor de três) e desta qualificando os vencedores para a decisão (melhor de cinco). Saiu o Maranhão Basquete e entrou (de novo) Blumenau. Ficam Santo André, o campeão paulista, Presidente Venceslau, Corinthians, Uninassau (Recife) e o atual campeão, Sampaio Basquete, que não terá duas de suas principais estrelas (Iziane, aposentada, e Nádia Colhado, que foi jogar na Espanha).

Ter a LBF é uma notícia boa (a que ponto chegamos ficando felizes com a EXISTÊNCIA de um campeonato), sem dúvida, mas pensar que temos apenas 72 postos de trabalho (12 jogadoras em cada um dos seis times) em uma modalidade é bizarro. Imaginar que o certame começa em 15/12, parando no Natal, voltando ali pelo dia 10 de janeiro, parando novamente para o Carnaval e terminando ali no final de abril/maio (menos de 150 dias para uma atividade que deseja ser profissional) é triste demais. Saber que o nível técnico será entre o horrível e o lamentável dá um desânimo danado. Observar que os times estão de pires na mão, pagando cada vez menos e muito mais perto de fechar as portas do que de conseguirem novos patrocinadores, fala muito sobre o atual estágio de um esporte que já foi glorioso mas que hoje em dia só passa vergonha.

O basquete feminino brasileiro já passou da CTI. Hoje ele é um ser humano decrépito a espera da extrema unção. A não ser que nada mude muito rápido, os próximos anos serão ainda mais nebulosos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Basquete feminino segue agonizando, mas LBF sai do papel e começa em dezembro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta