Negócios do Basquete: Gerente de Marketing da Liga fala sobre próximos passos do NBB
Fábio Balassiano
23/09/2016 01h00
Para abrir os trabalhos eu trago uma entrevista com Alvaro Cotta, Gerente de Marketing da Liga Nacional de Basquete. Ele vai falar sobre o II NBB Marketing Summit, evento realizado nesta terça-feira em São Paulo, das expectativas para a temporada 2016/2017, de como pretende angariar fãs da NBA para o basquete nacional (NBB) e de como a relação com os blogueiros e influenciadores tem pautado as discussões e os caminhos da LNB. Divirtam-se!
ALVARO COTTA: O encontro é voltado para o mercado publicitário e o objetivo é reforçar a história da Liga Nacional de Basquete, mostrar o que a LNB conseguiu, as conquistas de um ano para o outro, os números, tudo isso. E acho que atingimos isso. Foi mais um evento prestigiado, com a mensagem sendo transmitida da maneira que queríamos.
ALVARO: Todo trabalho que a gente faz visando esse processo de transformação de marketing pensamos a médio e longo prazo. Os resultados dificilmente a gente conquista em uma temporada. Tendo em vista o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos esperamos alcançar um engajamento maior do público, aumentando a média de torcedores nas partidas e trabalhando melhor a promoção dos espetáculos. O mais interessante disso tudo é que a gente percebe nos clubes uma clara intenção de oferecer aos torcedores uma atração além das quatro linhas. Isso também tem o lado da experiência do boca a boca. Tem uma família que vai, gosta, comenta com a outra. Às vezes brinco que estamos vivendo uma revolução silenciosa. Quando olharmos, depois, veremos que o NBB com uma nova cara, com uma nova roupagem. Creio que estamos no começo de um processo que a NBA viveu lá atrás. A nossa expectativa, agora falando como Liga, é que a gente consiga explorar cada vez mais esse engajamento nas redes sociais. O Jogo das Estrelas, por exemplo, é um produto promocional da Liga e serve para isso também.
BNC: Já se sabe onde será a edição da temporada 2016/2017?
ALVARO: A gente espera confirmar até o começo da temporada. Data e local. A nossa vontade é que seja em São Paulo mesmo.
BNC: A gente não pôde acompanhar e queria que você falasse como foi o encontro da tarde com o Brendan Donohue, vice-presidente sênior do TMBO (Team Marketing & Business Operations) da NBA? Quais foram as principais dicas que o dirigente da NBA deu?
ALVARO: Todo trabalho que vem sendo feito no NBB e pela Liga Nacional tem o objetivo final de angariar mais fãs e superfãs para o esporte. Essa estratégia, ou oportunidade que a gente tem de angariar esses fãs da NBA para o NBB, é uma questão de longo prazo principalmente pelo que a NBA representa para o mundo, pelas grandes estrelas que disputam a liga. A gente sabe que o universo de fãs que acompanha a NBA no Brasil é imenso. Hoje temos 9 atletas brasileiros na NBA e essa também é uma oportunidade grande para nós. Sabemos que durante a temporada esses jogadores estão lá nos EUA jogando e treinando, mas usar esses atletas como uma estratégia para atrair, aproximar e engajar novos fãs de basquete, principalmente o jovem/adolescente, é um item importante. Tudo isso está sendo pensado no médio e longo prazo. Isso não acontece no espaço curto de tempo.
ALVARO: A gente vive agora uma nova época, né? Disso não temos como escapar. Pelo contrário, isso é uma grande oportunidade de nos conectarmos com o público jovem de forma mais divertida, interativa e de modo que eles possam participar ativamente sem estar dentro de um ginásio, dentro de uma quadra. A Liga tem investido nesse relacionamento com os blogueiros e com os Youtubers cada vez mais. Apenas para citar exemplos. Na última temporada nós tivemos a parceria com o Canal Chuá, com o conteúdo sendo oferecido dentro do site da Liga Nacional de Basquete, e no Jogo das Estrelas muitos destes YouTubers participaram do Jogo das Celebridades. A repercussão foi enorme. Seguramente algumas pessoas que nunca tiveram contato com o NBB passaram a nos conhecer através deles. Acredito que começamos, com isso, a atingir um novo público, um novo perfil. Pessoas que chegaram ao basquete com outro propósito, o propósito do humor, do entretenimento, da diversão, o que é ótimo. Este é um caminho que a Liga vem tentando fazer. Acreditamos muito nisso e inevitavelmente eles, blogueiros e influenciadores, são porta-vozes da causa do basquete. Contribuem demais para o basquete e vamos explorar cada vez mais isso. São pessoas importantes no universo da modalidade.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.