Topo

Curry, Warriors e o possível recorde de vitórias da NBA

Fábio Balassiano

29/02/2016 11h00

Você viu o que aconteceu no sábado, né?

Um dos melhores jogos da temporada regular da NBA em 2015/2016 terminou com um roteiro incrível. Kevin Durant matou uma bomba de três no tempo regulamentar, mas fez duas besteiras seguidas logo depois – errou passe na saída de bola e no ataque do Warriors pós-roubo de pelota fez falta em Andre Iguodala. No tempo extra Durantula cometeu a sexta falta, saiu, Russell Westbrook e Serge Ibaka carregaram a equipe até que Steph Curry assumiu e detonou a machadada final.

E a machadada final foi a vitória na prorrogação, que veio com o recorde de 12 tiros de três certeiros convertidos em uma mesma noite (vídeo abaixo), igualando feito de Kobe Bryant e de Donyel Marshall. Como eu tenho dito sempre nas redes sociais: estamos presenciando a história sendo escrita, e isso é maravilhoso (tanto é assim que até LeBron James, o que se chama de Rei, elogiou Steph, dizendo que nunca viu algo parecido na vida na história do jogo). É, portanto, sentar, abrir um sorriso e admirar Curry e companhia.

Com isso a gente tem o seguinte: o Golden State Warriors, com surreais 53-5, já está classificado para o playoff. Sim, é isso mesmo. Com 24 jogos para fazer, e ainda em fevereiro, a franquia de Oakland já está na pós-temporada, podendo vender ingressos (terá, no barato do barato, duas pelejas para já garantir receita) e planejar ações dois meses pra frente. Coisas desse timaço de bola comandado por Steph Curry, mas que tem peças espetaculares como Klay Thompson, que segurou a onda contra Russell Westbrook quase que o tempo todo, Andre Iguodala, Draymond Green, Harrison Barnes, Andrew Bogut e os brasileiros Leandrinho e Anderson, o sortudo maior, Varejão (agradeça ao Cleveland, Vareja…).

Timaço de bola que pode, sim, bater não só o recorde de 72 vitórias do Chicago Bulls de 1995-1996. Há outra marca que pode ser alcançada pelo Warriors. Em 1985-1986, o Boston Celtics venceu 40 de seus 41 jogos em casa, tornando-se o melhor mandante da história da liga (foi derrotado apenas pelo Portland por 121-103). O Golden State até o momento tem 24-0. Ou seja: mais 17 duelos diante do seu torcedor para se manter invicto.

Mas, bem, voltando. Aquela comparação marota mostra que os dois times estão no mesmo ritmo após 58 jogos. Os Bulls tinham 52-6. Os Warriors, 53-5. Quase igual. A questão, agora, é dar uma olhadela no que a turma de Oakland tem pela frente até o final da temporada regular. Vamos lá:

Faltando 24 jogos para terminar a fase regular e podendo ainda perder quatro partidas para terminar com 73-9, batendo assim a marca do Bulls de 1996, o Warriors tem mais sete partidas fora de casa apenas: Lakers, Mavs, Spurs e Wolves em sequência (18, 19 e 21 de março), Jazz, Grizzlies Spurs (aqui também em dias consecutivos  – 9 e 10 de abril). De enrolado, enrolado mesmo, San Antonio (duas vezes, hein), Memphis e, com boa vontade, Jazz e Mavs.

Em casa há 17 partidas por fazer. O calendário prevê Hawks (na terça-feira), Thunder, cinco jogos direto contra Magic, Jazz, Blazers, Suns, Pelicans e Knicks entre 7 e 16 de março, quatro consecutivos diante de Clippers, Mavs, Sixers e Wizards entre 23 e 29 de março, quatro de novo seguidos entre 1/4 e 7/4 versus Celtics, Blazers, Wolves e Spurs, e pra fechar o campeonato o Grizzlies no dia 13/4.

Cabe lembrar: os Warriors vêm de cinco vitórias consecutivas e de 16-1 nos últimos 17 jogos, e as cinco derrotas da franquia até agora foram contra Bucks, Mavs, Nuggets, Pistons e Blazers (todas fora de casa obviamente). Destes, apenas o Dallas terá a chance de rever o Golden State em seu lar. O recorde de mais de 72 vitórias, portanto, é pra lá de possível de acontecer (muita gente aposta, até, em mais de 74 vitórias).

Ah, sabem o mais importante de tudo? Tanto o Boston de 1986 (41-0 em casa) quanto o Chicago de 1996 (72-10 na temporada regular) foram campeões após registrarem estas marcas expressivas.

Vendo o que estamos vendo a pergunta é até meio óbvia: alguém duvida que o Golden State está no mesmo caminho de Boston-86 e Chicago-96? Não que vá ganhar o título, porque sabemos que Spurs, Cavs e Thunder mesmo são fortíssimos, mas que está no mesmo caminho, está.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Curry, Warriors e o possível recorde de vitórias da NBA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta