Uma das grandes e recorrentes reclamações de todos que acompanham com afinco o basquete nacional (e eu me incluo no grupo) era que, por maior que tenha sido o crescimento (em organização sobretudo) do NBB nos últimos anos, faltavam patrocinadores para fazer com que todo o esforço da Liga Nacional fosse, digamos, chancelado, carimbado e recompensado (quem quiser é só clicar no buscador do blog que há inúmeros textos à respeito disso). Era meio óbvia a crítica, e se a fazíamos era porque queríamos não destruir tudo aquilo que fora (muito bem) feito, mas sim que a construção ficasse ainda mais bonita. Agora, ufa, não falta mais.
Na sexta-feira a Liga Nacional anunciou que a Sky é a nova patrocinadora da entidade (termos e condições ainda não foram divulgados, mas tentarei apurar isso aqui em Bauru, prometo), fortalecendo ainda mais a marca NBB e possibilitando que a entidade possa pensar em voos mais altos do que os que têm dado nos últimos tempos (parceria com a NBA, partidas do NBB em TV Aberta, jogos dos times brasileiros na pré-temporada da NBA, muitos jogos na Web etc.).
Não resta dúvida que esta é uma grandíssima notícia não só para a Liga Nacional, mas para quem gosta e quer ver o basquete brasileiro crescer (e eu me incluo neste grupo também). Insisto e reitero que a criação da LNB foi um sopro de esperança e renovação (de ideias, costumes e práticas) na modalidade, e que de tempos pra cá estávamos todos esperando que um parceiro forte chegasse para colocar o NBB em outro patamar (algo necessário, viável e possível). Com a chegada da Sky (quem sabe virão outras boas notícias em breve) a Liga Nacional poderá colocar em prática algumas ideias que estavam travadas justamente por falta de poder financeiro.
Não que o novo patrocinador vá fazer com que tudo aquilo que sonhamos e desejamos para a modalidade saia do papel. Não é isso. Chegar a um nível de excelência do NBB ainda irá demorar muito (até pelas condições econômicas do país), mas ao menos a nova linha de receita fará com que tenhamos coisas novas, situações diferentes das vividas nos tempos de vacas magras (sem um apoiador forte) dos três campeonatos mais recentes.
Que a chegada da Sky ajude a colocar o NBB em outro patamar. Pelo que vem fazendo no esporte nacional a Liga Nacional de Basquete merece. O público que amamos a modalidade também.