Topo

Tiago Splitter fala do Spurs, NBB, Tim Duncan e muito mais - confira!

Fábio Balassiano

21/02/2015 02h25

* O Blogueiro viajou a convite do Canal Space

No domingo passado Tiago Splitter esteve no Baruch College, em Nova Iorque, para acompanhar o Basquete sem Fronteiras, evento da NBA que reúne jogadores do mundo todo (estiveram, pelo Brasil, Yuri e Guilherme, ambos de Bauru e com Tiago na foto).

Depois do treino o pivô do Spurs falou com TODA imprensa (não teve exclusiva com ninguém), e do Brasil estavam o UOL, NBA Brasil e Lance! . Coloco abaixo os principais trechos falados por Tiago. Vale a pena ler.

A TEMPORADA DO SPURS
Não começamos do jeito que queríamos. Muita gente se machucou, eu, Parker, Leonard. Mas agora voltamos a ter o nosso ritmo. Será muito importante essa fase com os jogos fora de casa, o Rodeo Trip, onde a gente sempre faz a diferença. Estamos em sétimo, empatados com o quinto e vamos ver onde até onde a gente chega. Estamos sofrendo comparado a outros anos, quando estávamos lá em cima, mas o Oeste é muito forte.

O BASQUETE SEM FRONTEIRAS
Eu gostaria de ter tido essa oportunidade, como o Bruno Cabloco teve anos atrás. Todos esses garotos podem aproveitar, a NBA está cada vez mais internacional. Olha o nosso time. Há oito, nove estrangeiros. Eles realmente querem fazer esse jogo ficar global, deixar de ser um campeonato americano.

ESTRUTURA DE BASQUETE NO BRASIL
Os jogadores continuam aparecendo. Não por causa de uma ótima organização. E isso é um problema. A NBA está ajudando a Liga, fez um acordo recente. Há mais jogos na televisão, quase todo dia há. Quanto mais gente vendo basquete, melhor. Gostaria de ter o basquete na televisão aberta, seria melhor, mas ainda está crescendo e espero que no futuro o Brasil seja uma grande país do basquete.

CRESCIMENTO DA LIGA NACIONAL DE BASQUETE
Vejo mais organização, com certeza. Na minha época, quando você era juvenil e não era adulto, estava fora. Agora já tem uma liga de desenvolvimento para esse garotos, há mais investimentos do que tinham na minha época. A diferença é grande, é muito melhor. Quando eu era novo a Liga era decente, de repente ficou uma merda, depois cresceu de novo. Sabemos que há coisas para melhorar, mas está no caminho certo. A liga sendo privada (independente) é um acerto.

EDUCAÇÃO ESPORTIVA NO BRASIL
Falamos de confederação, sei que vocês gostam de pegar na Confederação, mas para mim é uma coisa de escola. De Ministério da Educação e Esporte. Se a gente não por o basquete na escola, não teremos quantidade. Você vai ter uns 20 meninos nos clubes, beleza, mas precisamos de muito mais. E isso teremos com o basquete nas escolas. Falamos do ministério, é uma coisa política mesmo.

A TEMPORADA DO WARRIORS
Não sabemos quão bem o Warriors vai continuar nessa segunda parte da temporada, é difícil falar quanto tempo eles vão ficar nessa pegada que eles estão, mas me impressionam o acerto e a regularidade do Stephen Curry e Klay Thompson. Já sabíamos da capacidade deles, tiveram outras boas temporadas, mas a regularidade neste ano impressiona.

O 'PRESENTE' CHAMADO OKLAHOMA NA OITAVA POSIÇÃO
O Thunder é uma possibilidade de ficar em oitavo mesmo, acontece. Já tivemos a experiência de sermos o primeiro e perdemos para um oitavo, que era o Memphis, e realmente não é nada legal. Mas como eu falei, o Oeste está uma coisa de louco, todo mundo tem chance.

TIM DUNCAN
Enquanto ele se sentir capaz de ganhar, de ser produtivo para o time, ele vai jogar. Ele falou que quando não se sentir produtivo, ele vai levantar da quadra e ir embora para casa. Não sei se ele vai fazer isso, mas eu vejo ele treinar, vejo como ele é, sei que ele tem basquete e é realmente impressionante. Demos parabéns a ele pelo All-Star, sua convocação, e ele reagiu como sempre. Balançou a cabeça e foi isso (risos).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tiago Splitter fala do Spurs, NBB, Tim Duncan e muito mais - confira! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta