Josh Smith estreia e coloca Houston como um dos favoritos a ganhar o Oeste
Fábio Balassiano
27/12/2014 07h53
No começo da semana o ala, cujo potencial físico é incrível, foi sumariamente dispensado pelo Detroit Pistons (rescindiram o contrato dele e pagarão TUDO o que resta nos US$ 28 milhões pelas próximas duas temporadas – o valor, em termos de folha salarial, será diluído nos cinco próximos anos). Dando sopa no mercado, cinco ou seis times se interessaram no cara. O Houston, do amigo Dwight Howard, levou a melhor.
E Josh já fez a estreia ontem contra os Grizzlies em Memphis. E com estes números: 21 pontos (9/21), 8 rebotes (4 ofensivos) e 3 assistências. No final, importante vitória dos Rockets por 117-111 na prorrogação (no final do texto os melhores momentos da peleja desta sexta-feira). Como se vê, o rapaz está longe de ser o pereba que o Detrois quis pintar. Alguém que tem a média de 15 pontos em 10 anos de NBA está LONGE de ser ruim, vamos combinar.
E aparentemente foi isso que os Rockets (21-7 e na vice-liderança do Oeste) mostraram a ele. A ESPN norte-americana reportou que ele será titular (uma das exigências dele), mas isso é o menos importante. Ontem ele saiu do banco (provavelmente porque foi a estreia), teve uma participação excelente, foi o líder do time em arremessos tentados (21), mas todo mundo ali sabe que a equipe, no ataque, gira em torno de James Harden (27,2 pontos e 18,9 arremessos/jogo). Josh Smith sabe disso. Kevin McHale (o técnico com ele na foto à esquerda) sabe disso e certamente passará essa mensagem, de forma suave, a ele.
A se lamentar, para os Rockets, apenas o espaço que Josh Smith terá na rotação nos lugares de Terrence Jones (14 pontos e 7,5 rebotes/jogo) e Donatas Motiejunas (10,3 pontos e 6,4 rebotes). Ambos são jovens (22 e 24 anos, respectivamente), estavam se desenvolvendo e certamente a chegada do novo camisa 5 lhes tirará boa parte do tempo de quadra que a posição 4 (ala-pivô) aberta lhes proporcionava.
É ou não uma excelente forma de brigar pelo título do Oeste? Comente aí!
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.