Boston troca Rajon Rondo, que deixa o Dallas ainda mais forte na NBA
Fábio Balassiano
19/12/2014 00h09
Pelo lado do Boston, um grande lamento. Rajon Rondo era o jogador mais antigo da franquia e havia sido o único não trocado pelo GM Danny Ainge quando ele decidiu renovar a franquia mandando Kevin Garnett e Paul Pierce pro Brooklyn Nets na temporada passada.
Ao mesmo tempo, é bom dizer que Rajon Rondo já não é mais (ou não tem sido) aquele defensor de perímetro que conhecemos no começo de sua carreira. De acordo com dados do SportsVU, do site da NBA, os rivais que jogam contra ele têm acertado mais de 50% de seus arremessos nas três últimas temporadas. Se isso não bastasse, ele tem 29 anos, vem de uma cirurgia no joelho e NUNCA foi um bom arremessador de perímetro (25,2% na carreira nos chutes de fora). Além disso, sua combinação com Monta Ellis como armadores do Mavs pode ser explosiva dos dois lados – positiva ou negativamente. Ambos têm gênios difíceis e precisam muito da bola nas mãos. Nelson foi contratado sabendo de sua função técnica, tática e de liderança. Não era o seu time, mas sim um time já pronto em que ele teve que se encaixar. Rondo sempre foi o grande facilitador das ações ofensivas em Boston desde seu ano de calouro. Agora não será assim. O time é do alemão Dirk Nowitzki, o dono (Mark Cuban) é um cara não muito ortodoxo em seus julgamentos e comportaentos e o o camisa 9, genioso toda vida, chega já com o barco em boa navegação. Não são informações que a gente joga fora, sem dúvida alguma.
É justo, algo que eu (insisto) também faria caso a oportunidade passasse por mim em Dallas e que mostra quão forte ficará este Mavs de agora até o final da temporada – com Rondo, Ellis, Parson, Dirk e Chandler de titulares e Harris, Felton, Villanueva, Barea, Aminu e Jefferson no banco de reservas.
Se já era um dos favoritos ao título do Oeste agora, com Rajon Rondo, os Mavs se colocam em uma posição ainda mais forte, ainda mais como protagonista na melhor conferência da NBA.
Concorda comigo? O Dallas fez certo? E a situação do Boston, como fica? Comente aí!
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.