Topo

Neste sábado, o maior teste da seleção masculina contra os EUA

Fábio Balassiano

16/08/2014 01h42

A partir das 22h deste sábado (Sportv exibe) a seleção masculina de Rubén Magnano encara o seu maior teste antes da Copa do Mundo da Espanha. Em Chicago, com perspectiva de United Center lotado (e os torcedores em polvorosa para ver Derrick Rose, obviamente), o Brasil mede forças com os Estados Unidos mais uma vez (tem sido recorrente, o que é excelente, enfrentar os americanos nos últimos anos).

Será, mais do que um jogo contra o melhor time do mundo, a primeira vez que a seleção brasileira jogará de fato com os 12 que irão para o Mundial. Como você deve saber, Magnano cortou Rafael Luz (céus!) e Cristiano Felício e fechou o seu grupo com Huertas, Larry, Raulzinho, Alex, Marquinhos, Leandrinho, Giovannoni, Marcelinho Machado, Hettsheimeir, Nenê, Splitter e Varejão. Depois de três semanas de treino e dos duelos contra Argentina (duas vezes), México e Angola, é a vez de enfrentar os Estados Unidos.

Pode parecer doido o que vou falar, mas para mim o que menos importa neste sábado é o resultado do jogo em Chicago. Aqui no Brasil há um frenesi danado quando se enfrenta os Estados Unidos menos por conta do alto nível de dificuldade que os atletas serão expostos e mais por conta de uma possível (heroica e histórica) vitória. Não acho que seja por aí.

A torcida mira muito mais na vitória do que na preparação em si para um objetivo maior (a Copa do Mundo). Não gosto disso, bem como se perguntar se haverá vitória do Flamengo contra os times da NBA que enfrentará em outubro (também em amistosos). Acho isso bastante tosco, para ser sincero. História se faz ganhando medalha em Mundial ou Olimpíada, e não batendo os americanos em amistoso. Jogar bem contra eles é mais importante que vencê-los. Jogar bem contra os melhores do planeta te credencia (e essa palavra talvez seja a mais importante) a algo maior, a algo realmente histórico (subir no pódio) na Espanha.

Por isso, eu, do meu canto, prefiro encarar como o maior teste de Rubén Magnano visando o Mundial da Espanha que começa em 30 de agosto como uma forma de evoluir o time (tal qual acontecerá com José Neto e os rubro-negros visando a temporada 2014/2015), testar variações importantes (principalmente as ofensivas, que precisam melhorar muito) e ver como jogadores importantes evoluíram em relação à semana passada (Leandrinho talvez seja o maior dos casos).

E você, o que está esperando do jogo de logo mais? Comente à vontade!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neste sábado, o maior teste da seleção masculina contra os EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta