Topo

Paulistano não libera, seleção viaja com 10 e CBB pune 2 atletas 'ausentes'

Fábio Balassiano

15/08/2014 08h39

Li no site da CBB que o Brasil Sub18 está jogando o Nike Global Challenge, evento da Nike para atletas desta idade que está sendo disputado em Chicago nesta semana. Foi sem treinar, e tal, aquela coisa que conhecemos bem de um time que perdeu quase todas as suas partidas este ano devido a sua péssima preparação (veja mais aqui e aqui para relembrar).

Até aí, beleza. O time de Pablo Costa, eliminado da Copa América 2014 de forma vexatória e fora do Mundial de 2015, começou perdendo de um time dos EUA por 94-80, mas o que me chocou foi o seguinte: foram apenas 10 jogadores da seleção brasileira para a competição. Ué, aí me perguntei: e por que não 12 atletas, como de hábito? Na convocação, de fato eram 12 atletas chamados, vejam só vocês clicando aqui (podem atentar ao fato que o grupo viajaria sem treinar também, estão liberados).

Fui nas Notas Oficiais da Confederação Brasileira de Basketball e está lá na 137/2014 o problema, ó (clique aqui). O Club Paulistano não liberou, de acordo com a Nota, os jogadores Wesley Alves da Silva e Victor André Camilo da Silva (pois há jogos do Paulista de acordo com alegação do Paulistano divulgada na Nota Oficial 137/2014). A CBB tentou via Federação adiar as partidas do Estadual de São Paulo do Paulistano. Não conseguiu. Paulistano seguiu sem liberar seus atletas. Seleção viajou com 10.

O que fez, então, a Confederação após este problema todo? Suspendeu os atletas Wesley e Victor de 13 a 16 de agosto de 2014 (mesmo período do Nike Global Challenge), podendo acrescentar mais 30 dias a punição (até 16 de setembro, portanto). Tipo: "Não joga comigo pela seleção, não joga pelo clube também". Os atletas, mais uma vez, saem lesados, saem como vítimas de uma situação em que dirigentes não chegam a um denominador comum. Aqui um ponto importante: A sanção de suspensão será implementada após homologação pelo STJD.

Só que não é só isso, não. Além da punição aos atletas, o Paulistano, agora, será julgado pelo STJD do Basquetebol por, de acordo com a Nota Oficial, descumprimento dos artigos 111 e 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (e se eu procurei direitinho, ele está aqui, vejam só).

Desculpem, mas não há palavras para descrever essa situação. Vocês falem por aí…

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paulistano não libera, seleção viaja com 10 e CBB pune 2 atletas 'ausentes' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta