Após amistosos, Seleção Feminina fica um mês sem treinar - é sério
Fábio Balassiano
22/07/2014 01h37
O time se apresentou ao técnico Luiz Augusto Zanon em 19 de junho, treinou menos de uma semana, viajou e jogou contra as canadenses (e perdeu as três, como disse aqui) entre 26 e 28 do mês.
E sabem o que a seleção brasileira feminina está fazendo no momento? Nada. Sim, é isso mesmo que você leu. Nada. Depois dos três amistosos em solo canadense ainda não saiu sequer a convocação para a próxima fase de treino. Há um Sul-Americano antes do Mundial (começa em 14 de agosto no Equador) e até o momento nem lista há. De acordo com Zanon, com quem conversei ontem rapidamente, a perspectiva é que as convocadas sejam anunciadas e passem a treinar em 3 de agosto. Ou seja: de 28 de junho (data do último amistoso no Canadá) até a (prevista) apresentação das atletas terá se passado no mínimo um mês. O que estarão fazendo essas meninas neste período? Treinando em seus clubes? Alguém está monitorando? Ninguém da CBB saberá dizer.
Tatiane Pacheco, Débora, Izabela e Leila (para citar apenas quatro exemplos) atuaram muito pouco na temporada de clubes que terminou há mais de três meses com o título de Americana na LBF, e precisariam estar alucinadamente sendo exigidas por Zanon para que mostrassem a evolução que demonstraram na temporada passada, quando o (bom) treinador teve tempo, amistosos e estrutura a disposição para que elas pudessem dar um mínimo salto de qualidade visando a Copa América que viria. Tempo, como se vê, existia. Se fosse no mínimo planejada e organizada, a Confederação teria previsto treinos desde o começo de maio até o torneio na Turquia. Mas a realidade é diferente, vemos agora.
Zanon e as meninas não têm a menor culpa em relação a isso, que isso fique claro. As duas partes (comissão técnica e atletas) são vítimas de uma Confederação Brasileira com visão arcaica, retrógrada e que dará menos de dois meses (completos) de preparação a eles para um Mundial adulto. Depois não adianta sonhar com resultado. Ainda não existe fórmula mágica para ter sucesso sem trabalho. Acho que só a Confederação Brasileira não sabe disso…
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.