Atletas exigem mudanças na Confederação da Argentina - e no Brasil?
Fábio Balassiano
19/07/2014 01h04
"Tomara que o Daniel Zanni (novo presidente) seja uma pessoa idônea, mas não nos gostou a sua indicação porque ninguém o conhece. Buscávamos outra pessoa, outro caminho, outras ideias. Queríamos um gerente que conhecesse basquete, um administrador para cuidar das finanças, alguém para cuidar do produto basquete"
"A suspeita de que há alguma coisa errada além da má gestão é grande, mas não temos prova de nada, então é melhor não acusar. Para isso existe a auditoria. Torço para que o que seja descoberto é que apenas a Confederação trabalhou mal, que não vendeu bem o produto que ela tem nas mãos"
As declarações, todas fortíssimas, são do ótimo Leo Gutierrez, ala do Peñarol (Mar del Plata) e um dos remanescentes da geração que conquistou o ouro olímpico em Atenas, 2004. Ao Diário Olé, Leo, convocado por Julio Lamas para a Copa do Mundo da Espanha, critica asperamente o comando da CABB (a Confederação Argentina de Basquete), confirma que os jogadores estavam realmente por trás da saída de German Vaccaro (ex-presidente deposto) e pede mudanças urgentes nos rumos da modalidade no país. Só lembrando: a Argentina foi campeã olímpica há uma década, medalha de bronze em 2008, quarta colocada em 2012. E os atletas estão totalmente insatisfeitos com o que está rolando por lá.
Ah, e não sei se vocês notaram, mas há forte presença dos principais do basquete argentino (todos eles jogando fora, o que prova que mesmo aqueles não atual na Liga Nacional querem o desenvolvimento urgente do esporte platense) neste ato. Meus sinceros parabéns aos hermanos por mais uma prova de maturidade política, de senso crítico e por saber que atleta não é só mão de obra, mas principalmente agente de mudança de sistemas esportivos totalmente falidos, corroídos e dirigidos por quem pouco entende de gestão.
Já no Brasil… Fica a pergunta: se ninguém cobra, se ninguém exige as mudanças tão necessárias para a modalidade, por que diabos Carlos Nunes e sua trupe irão mudar a forma como administram o basquete deste país?
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.