Topo

Seleção feminina perde os 3 amistosos no Canadá - motivo para preocupação?

Fábio Balassiano

01/07/2014 02h09

A seleção adulta feminina começou a sua preparação para a Copa do Mundo para a Turquia (de 27 de setembro a 5 de outubro). Treinou menos de duas semanas, pegou o avião e foi disputar três amistosos contra o Canadá no último fim de semana. E perdeu os três. Por 64-43, por 79-72 e 68-63. A pergunta que fica, então, é: os resultados trazem motivo para preocupação?

A resposta, de cara, é um sonoro não. E por motivos bem óbvios. O técnico Zanon teve pouquíssimo tempo de preparação, ainda faltam 3 meses para a Copa do Mundo e (no mínimo) quatro peças fundamentais no elenco que jogará a competição na Turquia não atuaram nos amistosos em solo canadense (Érika, Nádia e Damiris, todas na WNBA, e Adrianinha, que não precisa ser testada em absolutamente nada). Ou seja: 1/3 do elenco que estará na Turquia não esteve presente nos três primeiros amistosos da temporada 2014.

De todo modo, é óbvio que nem tudo foram flores. Vi boa parte do terceiro amistoso, e de fato algumas meninas têm um nível bem abaixo do satisfatório para vestir a camisa da seleção brasileira (independente da baixa idade que possuem). Há falhas graves de fundamentos, há problemas seríssimos de formação técnica e imperfeições imensas em concepção/leitura de jogo. Além disso, como a maioria ficou no banco em seus times (Tatiane, Isabela, Débora e Cacá) há uma clara e óbvia falta de ritmo e também de confiança.

Ou seja: quase tudo aquilo que Zanon conseguiu desenvolver com suas meninas em 2013 se perdeu de um ano para o outro (pouco por culpa dele, muito devido ao panorama sombrio do basquete feminino do país há anos). E a julgar pelos reforços que os principais times do país (Americana e Sport-PE) têm contratado o cenário de pouco espaço para as atletas ainda jovens vai permanecer por muito tempo. Está aí, aliás, um mistério que é difícil de a seleção brasileira resolver, hein…

O time agora volta a treinar visando o Sul-Americano. Esperavam-se amistosos contra fortes times europeus, mas pelo visto não vai rolar muita coisa, não (sem surpresa, pois aguardar uma preparação realmente adequada da Confederação Brasileira é ilusão). O jeito vai ser esperar que em menos de 90 dias Zanon consiga evoluir o nível técnico das (provavelmente) 8 meninas que se juntarão a Érika, Damiris, Nádia e Adrianinha para a Copa do Mundo. Por enquanto, ainda não vejo o menor motivo para preocupação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seleção feminina perde os 3 amistosos no Canadá - motivo para preocupação? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta