Em jogaço, Flamengo bate Paulistano e conquista tri do NBB
Fábio Balassiano
31/05/2014 17h08
Foi um grandíssimo jogo de basquete (daqueles que ficarão marcados na cabeça da gente por muito tempo). O Flamengo venceu o Paulistano por 78-73 diante de uma HSBC Arena lotadíssima, viu Meyinsse (foto abaixo à direita) ser coroado o MVP, conquistou o tricampeonato do NBB (igualando-se a Brasília como os maiores, e únicos, vencedores do campeonato) e fechou a temporada de forma perfeita (Carioca, Liga das Américas, NBB e, se quiserem contar, a Liga de Desenvolvimento também).
Sobre o jogo, dá pra dizer que foi um jogaço mesmo. O Flamengo começou a mil por hora, abriu 15-4 e cheguei a imaginar que seria uma surra daquelas. Mas o Paulistano se recuperou, contou com 11 pontos rápidos de Holloway (que depois anotaria apenas mais 4), marcou melhor (principalmente dentro do garrafão), forçou faltas, foi muito ao lance-livre e foi tirando a vantagem pouco a pouco. Os rubro-negros ainda viram Vitor Benite voltar às quadras (falarei sobre ele em texto amanhã), mas a história do segundo quarto mostrou o Paulistano bem demais, muito bem mesmo.
Tanto foi assim que o time de São Paulo foi para o intervalo vencendo (40-38), deixando a HSBC Arena completamente calada, muda mesmo. Era um clima de apreensão e medo. O Paulistano conseguira fazer exatamente o seu plano de jogo naquela altura dos acontecimentos – segurar Laprovittola, impedir o jogo de contra-ataque do rival e deixar a pontuação abaixo da casa dos 50 pontos (algo que o ótimo Gustavo de Conti – na foto à esquerda – tinha em mente, como me contou depois do jogo).
O Flamengo sempre liderou os minutos finais, jogando com boa, porém não confortável vantagem (quase sempre maior a uma posse de bola). O Paulistano apertou, e no minuto final perdia de 73-71. Kenny Dawkins infiltrou, viu o garrafão bloqueado e soltou para Renato na linha de três.
O pivô tentou (e era pra tentar mesmo). A bola deu bico (e obviamente os paulistanos não deixaram de vencer por causa dele, que fez uma partida excelente na defesa, diga-se de passagem).
Deixo um parabéns ao Paulistano, que fez uma temporada brilhante, belíssima, acima de todas as expectativas. E deixo, claro, muitos e merecidíssimos parabéns ao Flamengo, campeão de tudo nesta temporada com um time brilhante, maravilhoso, que é chamado de "Orgulho" por sua imensa e fanática torcida com toda razão.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.