Topo

Análise e palpite da final do Leste entre Pacers e Heat

Fábio Balassiano

18/05/2014 11h36

Começa hoje a final do Leste (a ESPN tem o direito de TODOS os jogos desta conferência). A partir das 16h30 (de Brasília), Indiana Pacers e Miami Heat fazem o confronto que todo mundo imaginava que fosse mesmo acontecer neste estágio da competição. Desde novembro (e depois da lesão de Derrick Rose, do Chicago Bulls, ainda mais) todos esperavam que os dois decidissem a vaga do Leste para a decisão da NBA, mas a forma como as duas franquias chegam até aqui é que impressiona (uma de forma positiva, outra de forma negativa).

De um lado temos o Miami. Miami que perdeu apenas um jogo nesta pós-temporada e que fez uma temporada regular em não mais que quarta marcha. Poupou Dwyane Wade quando pôde, rodou o elenco e chegou nos playoffs voando. Planejamento nota 10 de Erik Spoelstra e sua comissão técnica, evidentemente. O Heat pode fazer a sua quarta final consecutiva da NBA (um feito e tanto!), tem jogado muito bem mesmo (principalmente quando LeBron James consegue armar o jogo) e mantém o altíssimo nível dos playoffs dos três últimos anos. Não há, portanto, surpresa alguma. É o Miami Heat que conhecemos e pronto.

Do outro lado há o Indiana, o Médico e o Monstro, Pacers. Indiana que começou a temporada voando, mas que depois do All-Star Game viu seu jogo cair drasticamente. O nível técnico caiu, o nível de concentração caiu e a química entre os atletas parece não existir mais. Não resta dúvida que o quinteto titular é fortíssimo e que pode bater de frente (literalmente) contra QUALQUER equipe do planeta. Mas nas últimas semanas o time passou sufoco contra o razoável Atlanta e levou 30 na cabeça do mediano Washington Wizards. Como explicar isso? Como reverter isso? Como fazer com que um timaço que se transformou em algo tão instável assim volte a render perto dos 100% de sua capacidade técnica/tática/atlética? São perguntas que nem Frank Vogel possui as respostas.

Poderia falar de ajustes táticos, capacidade técnica de cada um, mas eu acho mesmo que quem decide o "teor" desta série é o "estado mental" do Indiana Pacers. Se jogar com o Indiana de dezembro, janeiro, fará uma série duríssima e com chance de vencer. Se mostrar o basquete relapso, claudicante e dorminhoco dos últimos meses, não será perdoado e será castigado pelo Miami Heat. O time de LeBron James costuma punir muito bem quem comete laspsos, que é o que o Indiana mais tem feito neste playoff. "Dormir" por três ou quatro minutos (ou um jogo, como foi na surra que levou do Washington) custará muito caro pros Pacers.

Meu palpite: Miami Heat avança com 4-2. E vocês, o que acham? Comentem!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Análise e palpite da final do Leste entre Pacers e Heat - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta