O grande mérito de Gregg Popovich, técnico do ano na NBA
Fábio Balassiano
23/04/2014 06h00
Foi o terceiro troféu de técnico do ano de Pop (2012 e 2003 os outros), tendo ele se igualado a Don Nelson e Pat Riley como os únicos a terem atingido o feito por três vezes na NBA. Aos 65 anos, todo mundo sabe exatamente qual o principal mérito do ranzinza-porém-genial treinador do Spurs: fazer o seu time jogar basquete com inteligência. E quando o basquete se pratica com a cabeça ele é muito melhor, ele é muito mais bonito de se ver. Independente de você torcer pro Sprus, eu duvido muito que se você gosta de basquete não admire o que os caras fazem. Duvido muito, na verdade.
Foi assim que ele "moldou" Tiago Splitter quatro anos atrás (Splitter que já era um sucesso na Europa, mas que para o jogo NBA precisaria de adaptações). Foi assim que ele transformou Kawhi Leonard no Bruce Bowen 2.0. Foi assim que ele "achou" Danny Green, Marco Belinelli, Patrick Mills, Gary Neal, George Hill e tantos outros desvalorizados no mercado para colocá-los como peças interessantes em um esquema que mudou bastante desde que Popovich assumiu o comando texano há quase duas décadas. Pouca gente lembra, mas os Spurs já foram "travados", "mecânicos", quase um samba de uma nota só nos picks para Tim Duncan. Hoje os texanos usam e abusam das bolas de três (com os especialistas espalhados "esperando" no corner) e da velocidade nas infiltrações de Tony Parker para pontuar. O jogo mudou, e Pop soube ver isso para deixar seu esquema (principalmente o ofensivo) mais arejado, mais, digamos, "em dia" com o basquete que deve ser praticado hoje em dia.
Seu grande mérito, e isso nem sempre entra na galeria de troféus, é o de ser um grandíssimo professor de basquete, daqueles que ensina seus jogadores não só a arremessar, fintar, defender, mas a "ler" e interpretar o que está acontecendo na quadra de basquete.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.