Topo

Análises e palpites das oitavas-de-final do NBB

Fábio Balassiano

06/04/2014 01h57

Começa hoje a fase mais bacana pra quem gosta de basquete. No NBB, abrem-se as cortinas para as finais, para os playoffs, para o mata-mata. Flamengo, Paulistano, Brasília e Limeira, os quatro primeiros da fase de classificação, estão em casa, descansando para as quartas-de-final.

Enquanto isso, quatro séries abrem os trabalhos das oitavas-de-final da principal competição de basquete do país. A primeira delas, entre Uberlândia e Franca, será aberta hoje, 6 de abril, no Triângulo Mineiro (vamos ver se até o final do mata-mata o ex-Senador Wellington Salgado demite o interino Brasília, que entrou no lugar de João Batista, que, por sua vez, entrara no lugar de Hélio Rubens…).

Vamos às análises e palpites (dias e horários aqui)? Só lembrando: playoff em melhor de cinco partidas até a final (jogo único em 31/5), no formato 2-2-1 (em vermelho os jogos que serão disputados na casa do time de melhor campanha).

Pinheiros (5º) x Mogi das Cruzes (12º) – Deveria ser o confronto menos equilibrado, por se tratar do time que ficou mais perto do G4 e aquele que quase não entrou. Mas Mogi tem um bom time, um bom treinador (Paco Garcia), um garrafão que pode incomodar com Daniel Alemão e Jeff Agba, além do ala Marcus Vinicius. De todo modo, o Pinheiros tem mais talentos individuais, é o vice-campeão da América, conta com o ex-mogiano Baby e deve avançar. Palpite: Pinheiros em quatro.

São José (6º) x Palmeiras (11º) – Ta aí um confronto pra lá de interessante. São José fez um bom final de campeonato, escorado na chegada do técnico Zanon, mas do outro lado haverá o Palmeiras. Palmeiras que merece destaque por chegar pela primeira vez ao mata-mata, mas principalmente pelo padrão tático aplicado pelo novato treinador Betão (foto à direita). Com TODOS que convertei, a análise foi unânime: o cara (Betão) tem um futuro incrível na modalidade (que assim seja!). Em termos de elenco, os joseenses levam muita vantagem. Na organização e quem sabe no apoio da torcida os verdes podem incomodar muito. Palpite: São José em cinco.

Uberlândia (7º) x Franca (10º) – Dois times que fizeram um campeonato muito irregular, muito inconstante, recheado de oscilações. Franca tem ótima dupla de pivôs (Lucas Mariano e Paulão), bons alas (Jhonathan e Leo Meindl), mas não emplaca boas sequências. Uberlândia, com seu terceiro técnico no NBB, tem Robert Day, Valtinho e Cipolini, um trio espetacular, mas tampouco engrena. Difícil opinar aqui. Vou na tradição francana. Palpite: Franca em quatro.

Bauru (8º) x Basquete Cearense (9º) – O time de Alberto Bial fez uma ótima campanha (depois de um começo ruim). Mas do outro lado estarão os bauruenses, que depois do Paulista baixaram a guarda antes de voltarem a atuar em altíssimo nível. Bauru tem um TIMAÇO de bola, é bem treinado por Guerrinha (foto à esquerda) e contará com o mando de quadra. Não acredito que a turma de Fortaleza consiga avançar de fase pela primeira vez. Palpite: Bauru em quatro.

E você, o que acha que vai dar nesta primeira fase dos playoffs do NBB? Palpite!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Análises e palpites das oitavas-de-final do NBB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta