As ações de marketing da NBA em Nova Orleans
Fábio Balassiano
14/02/2014 10h20
* O blogueiro viajou a convite do Canal Space
Para começar, este banner que você vê na foto à esquerda ao lado está espalhado por toda cidade. No aeroporto, antes de você recolher sua bagagem, lá estão eles e fotos dos jogadores (principalmente Kevin Durant, Anthony Davis, o menino da casa, e LeBron James). Nas ruas também. Perto do ginásio, mais ainda. Acho que só se for um ET que vive em Nova Orleans para não saber que há, sim, um evento de basquete na cidade. Conhecimento de produto, valorização da marca (da liga e do patrocinador), expansão do produto. Tudo isso a NBA sabe fazer muito bem.
Mas não pára por aí, obviamente. No dia todo de ontem houve ações com os atletas pelas ruas. Alguns deles participaram das famosas Jam Sessions, eventos que reúnem meninos que praticam a modalidade. No final do dia, houve um All-Star Game de jovens e também de atletas paralímpicos, algo realmente maravilhoso.
Não se enganem: tudo o que os norte-americanos da NBA fazem tem um só propósito – que é gerar dinheiro, muito dinheiro. É negócio, ou, como eles chamam por aqui, business. Ninguém coloca o Anthony Davis sentado em uma loja de esportes à toa. O objetivo final é vender camisas, bola, short, mostrar que há um produto ali que merece ser consumido à exaustão. Não é caridade. São ações de marketing na veia, na cara dos consumidores ávidos por consumo o tempo todo. Já havia sentido isso na semana que Chicago Bulls e Washington Wizards passaram pelo Brasil com MUITOS eventos, muitas fotos, muito tudo para que os cariocas soubessem que por ali passava o circo da melhor liga de basquete do planeta, mas aqui, de perto e em um evento do e para os americanos, é realmente assustador, impressionante.
Tinha um personagem de novela do país que dizia que a cada mergulho era um flash. Aqui em Nova Orleans, a cada passo é um aprendizado. E dos grandes.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.