A preocupante fase de Faverani no Boston
Fábio Balassiano
07/01/2014 01h30
Em novembro, Faverani teve 16,2 minutos de quadra. No mês seguinte, 10 por partida. Neste começo de ano, 9 minutos contra o Chicago, zero diante de New Orleans e sete no domingo Oklahoma City Thunder (derrota por 119-96). A situação é tão ruim, mas tão ruim, que ele sequer foi escalado por Stevens em três dos últimos quatro jogos. E nos três mais recentes que entrou errou sete de oito arremessos tentados, numa prova clara de que sua confiança está baixinha, baixinha.
Algumas razões explicam a queda do pivô brasileiro de um mês pra cá. Assim como ele, dois outros pivôs (o novato Kelly Olynyk e Jared Sullinger, em seu segundo ano) precisam de espaço. A guerra nos treinamentos deve ser feroz, portanto. Como o titular da ala-pivô é Jeff Green (melhor jogador do time, dono de 15,8 pontos e 33 minutos por jogo), a rotação para os outros três fica realmente apertada. Como a ascensão do Boston (que venceu 8 e perdeu 4 de 23 de novembro a 16 de dezembro) coincidiu com boas performances de Sullinger (13,4 pontos, 26,9 minutos e +7,1 no +/- quando ele está em quadra) e Olynyk (6,7 pontos, 16,8 minutos e boa presença defensiva), o espaço do brasileiro, camisa 38, foi se fechando.
Não sei, exatamente, qual o futuro de Faverani no Boston, pois a franquia decididamente não quer ir aos playoffs esse ano para segurar uma boa posição no Draft de 2014 e pode se dar ao luxo de colocar seus jovens para atuar sem medo algum (a declaração é de Danny Ainge, gerente-geral da franquia, aliás). Mas que seu momento já foi melhor, isso já foi. É uma situação difícil, pois ao mesmo tempo em que ele treina bastante, e com Stevens, um dos mais exigentes do ramo, seu ritmo de jogo diminui cada vez mais.
Não creio que seja hora de chutar o balde, pegar as malas e voltar para a Europa. Mas um sinal amarelo precisa estar ligado, ah isso precisa. Concorda comigo? O que você acha que será do futuro de Faverani no Boston?
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.