Miami embala na NBA com 10 vitórias seguidas
Fábio Balassiano
03/12/2013 01h40
Os atuais bicampeões da liga iniciaram a busca pelo tricampeonato de forma lenta, devagar mesmo, e perderam dois de seus primeiros três jogos. Aí LeBron James falou: "Já avisei que precisamos ligar o sinal de alerta. A temporada começou e temos uma missão". Recado dado, todo mundo mandou a zona de conforto pra longe e lá foi o Miami, disparadamente o melhor elenco da NBA, para realmente começar a defesa do troféu. O resultado está na quadra: dez vitórias seguidas, 13 nos últimos 14 jogos (só perdeu aquele, de forma bizarra, para o Boston Celtics em casa – relembre aqui) e a vice-liderança do Leste. Com 14-3, o Heat está atrás apenas do espetacular Indiana Pacers, que tem 16-2 e a melhor campanha da NBA.
O time é o melhor da NBA em pontos por posse de bola (1,03), e consegue envolver todos os atletas com as mais variadas jogadas (picks, isolação, contra-ataque, arremessos livres nos cantos da quadra, cortes etc.) sem que nenhuma delas seja tão previsível assim para quem tenta defendê-los (nenhuma é usada em mais de 15% dos ataques, algo incrível!). É meio assustador, mas 25% dos ataques do Miami terminam com arremesso de um jogador livre. O motivo é óbvio: como é LeBron James que comanda as ações ofensivas, os adversários precisam fazer ajustes para marcá-lo, quase sempre dobrando a defesa em cima do astro. Bom passador e ótimo em leitura de jogo, James quica a bola, que quase sempre encontra um companheiro livre. Com tamanha liberdade, o time é o segundo em aproveitamento de três pontos (41,8%).
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.