Topo

'Sem teto', Goiânia mandará jogos em Brasília

Fábio Balassiano

19/11/2013 01h16

No dia 5 de junho de 2013 a Liga Nacional de Basquete aprovou o convite para Goiânia e Fluminense jogarem o NBB6. O tricolor carioca, em um dos maiores micos do basquete brasileiro nos últimos anos, acabou não entrando, mas os goianos, sim. E a alegação da LNB foi bem simples: ajudar a popularizar a modalidade em uma região que a Liga considerava importante para o esporte da bola laranja.

E aí foram os goianos em busca da realização do sonho de voltar à elite do basquete brasileiro. Pagaram pelo convite (uma boa grana, inclusive), montaram time, contrataram jogadores, fizeram um barulho, estrearam no fim de semana contra Macaé e Flamengo fora de casa e tudo (duas derrotas). Estava tudo indo muito bem.

Para esta semana, porém, há um problema imenso: não há ginásio para que a equipe de Goiânia atue em… Goiânia. A matéria do dia 11/11 do Diário da Manhã, do jornalista Rafael Zelmann, foi bem clara: "Em casa, o time laranja estréia dia 21, contra o Mogi das Cruzes – SP. Normalmente, a equipe da casa jogaria no Ginásio Rio Vermelho, porém o palco estará fechado pelos próximos três meses para reformas. (…) Com esse empecilho, os jogos dos dias 21 e 23 da equipe goiana serão no ginásio da Associação dos Empregos da Companhia Energética de Brasília (Asceb)".

Sim, é isso mesmo que você leu. Goiânia, que coloca no site da Liga Nacional o Rio Vermelho e a Arena Goiânia como seus ginásios para o NBB6, jogará contra Mogi (21/11) e Basquete Cearense (23/11) em Brasília. Se era pra popularizar o basquete na cidade, o tiro da LNB não dará resultados neste começo de campeonato. Aqui, aliás, cabe uma pergunta: em uma cidade como Goiânia, capital de um Estado fortíssimo como Goiás, não há sequer um ginásio que possa abrigar um jogo oficial do NBB, é isso?

Uma lástima, sem dúvida alguma uma lástima de primeiríssimo nível e mais um mico para o campeonato que começou não tem duas semanas (o outro foi a HSBC Arena vazia para a estreia de Flamengo e Brasília simplesmente porque ninguém sabia que o torneio estava pra começar).

Por isso fui consultar o Departamento Técnico da Liga Nacional dirigido por Paulo Bassul (foto à esquerda) a respeito do tema. Abaixo as perguntas:

BNC: A Liga sabia que os ginásios de Goiânia não estavam liberados? Qual a previsão para que isso aconteça?
LNB: Quando houve a aprovação da equipe, o Ginásio Rio Vermelho estava liberado e cedido para a equipe. Somente depois, muito próximo ao início do campeonato, o governo informou à equipe que o ginásio entraria em reforma por um período de mais de 6 meses. Hoje, com o aparelhamento da LNB (pisos, tabelas e placar) e possível acordo com o governo, este prazo poderá cair para 20 dias. A equipe já tem outras opções na capital, mas está realizando reformas para que o ginásio atenda às especificações do regulamento.

BNC: Qual o prazo que a Liga trabalha para que os jogos aconteçam em Goiânia e que ginásio é este que vocês citam?
LNB: É provável que a partida do dia 07/12 (contra Brasília) também seja disputada em Brasília, mas esperamos que nas rodadas de 12 e 14/12 Goiânia já esteja com essa questão solucionada. O Ginásio do Sudoeste foi vistoriado e reprovado pela LNB. A equipe de Goiânia recebeu o laudo da vistoria, organizou um projeto de reforma e orçou todas as solicitações inclusas no documento. Agora, o clube está decidindo se negocia uma alteração no cronograma da reforma do Rio Vermelho com o Governo para poder utilizá-lo ou se opta pela reforma no Ginásio do Sudoeste.

BNC: Um dos motivos de a LNB ter aceitado a entrada, via convite, de Goiânia no NBB era o desenvolvimento de uma região importante para o basquete do país (palavras de Cássio Roque, presidente da Liga, e Sérgio Domenici, Gerente-Executivo). Não é um contrassenso ver o time que entra para desenvolver uma região jogando em outra cidade?
LNB: Continuamos acreditando nisto e a equipe jogará na capital (de Goiás) o mais breve possível.

BNC: A Liga considera normal que Goiânia, estreante na Liga, atue longe de sua torcida?
LNB: Claro que não considera. O ideal é que tudo estivesse certo. Este é um problema pontual, que se resolverá o mais rápido possível e que atinge, principalmente, a própria equipe.

BNC: A Goiânia Arena recebeu um evento de luta do UFC recentemente. Não poderia abrigar o NBB também?
LNB: Quanto à Goiânia Arena, o custo de aluguel do ginásio inviabiliza a realização dos jogos, no atual momento. Talvez, nos playoffs, ela seja levada em consideração.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Sem teto', Goiânia mandará jogos em Brasília - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta