Topo

Com atuação incrível de Nezinho, Brasília vence São José e fica a uma vitória da semifinal

Fábio Balassiano

04/05/2013 13h52

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

No terceiro jogo entre Brasília e São José nos playoffs do NBB5, o time candango venceu por 91-76 no ginásio Nilson Nelson, virando a série para 2 a 1 graças a uma atuação incrível de Nezinho (foto), que teve 36 pontos, oito bolas de três pontos, 7 assistências, 4 rebotes e anormais 40 de eficiência). Na próxima segunda-feira, às 20h, os dois times voltam a se enfrentar no Ginásio Lineu de Moura pelo quarto jogo desta série e nova vitória dos comandados de José Carlos Vidal coloca os brasilienses na semifinal – aos joseenses só resta a vitória para evitar a eliminação.

Assim como na partida da última quarta-feira, o jogo começou bem equilibrado, tantos nos acertos quanto nos erros, mas a partir dos 5 minutos finais do primeiro período o time da casa tomou as rédeas da partida e chegou a abrir 10 pontos, vantagem que foi administrando até o fim do período, fechado em 30 a 21. No início do segundo quarto, além dos visitantes voltarem mais focados o time da casa abusou de cometer erros no ataque e na defesa, chegando a reduzir a diferença para dois pontos. Próximo ao fim do quarto o Brasília voltou a equilibrar as forças, o que fez com que o placar ficasse 46 a 41 a seu favor na ida para o intervalo.

No terceiro quarto as duas equipes voltaram muito tensas para a quadra, levando até a desentendimentos como o ocorrido entre Murilo e Paulão. São José se aproveitou do momento reduzindo a diferença para 3 pontos. Mas aí Brasília começou a chutar algumas bolas do perímetro, que caíram, e levou a vantagem para 14 pontos ao fim do penúltimo quarto, fechando em 73 a 59. O último e decisivo quarto começou com um esboço de reação do time de São José mas que foi logo igualado pelo time da casa. A vantagem construída até o quarto foi mantida e o jogo terminou com vitória dos candangos.

Mais uma vez o cestinha da partida foi Nezinho com 36 pontos. O atleta comentou que "a equipe manteve o foco e a série está dentro do normal, pois eles (São José) ganharam lá e nós ganhamos aqui. No quarto jogo temos que fazer diferente para fechar, já que agora eles que estão com a pressão". Para Giovanonni (foto à direita), "a equipe do São José joga muito bem em casa e temos que impor esse ritmo de jogo que tivemos aqui, além de se aproveitar da pressão que eles têm em não poderem mais perder". Para Arthur (foto à esquerda, abaixo), o importante agora é fechar a série, "será mais um jogo onde estaremos concentrado, até pelas dificuldades em jogar lá, para não ter que fazer o quinto jogo aqui em Brasília".

Pelo lado do São José, o maior pontuador foi Murilo, com 25 pontos. Para Jefferson, que fez 15 pontos, "a força do Brasília é grande e eles souberam jogar com a força de sua torcida. Eles fizeram o dever de casa e agora temos que fazer o nosso". O jogador ainda deixou um recado: "A torcida pode acreditar em nosso trabalho, somos um time de guerreiros que nunca desiste e vamos pra casa em busca da vitória".

Diferente do jogo anterior, esse foi bem mais equilibrado e, apesar do Brasília abrir algumas vantagens de 12, 13, 15 pontos ao longo do jogo, o São José encostava no placar. O grande problema para o time do Vale do Paraíba hoje foi a inspiração de Nezinho. Simplesmente ele acertou bolas de todos os jeitos, bandeja, lance livre, tomou falta anti-desportiva em contra-ataque e acertou 8 de 11 tentativas em bolas de 3. Aliás hoje o aproveitamento do Brasília nesse fundamento foi de 42%. Toda vez que São José encostava no placar Nezinho chamava a responsabilidade.

O time visitante, por sua vez, focava em fatores extra-quadra e se desconcentrava em vários momentos. Um exemplo foi num tempo técnico solicitado pelo Régis Marrelli em que Fulvio ficou metade do tempo conversando com a arbitragem. Murilo, por sua vez, apesar de ter feiro 25 pontos, claramente se desconcentrava em vários momentos do jogo. Para quem foi eleito o MVP da última temporada, esperava-se um pouco mais dele nos dois jogos que foram realizados no Distrito Federal. Um fato engraçado foi quando Jefferson foi eliminado pela quinta falta, cometida em cima do Nezinho e, tanto ele como Regis, ficaram imitando o jogador brasiliense. A torcida compareceu em bom número, maior quando comparado a quarta-feira, mas ainda poder ser melhor, o que deve acontecer caso o Brasília avance as semifinais. Agora só nos resta aguardar a emoção do jogo 4.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com atuação incrível de Nezinho, Brasília vence São José e fica a uma vitória da semifinal - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta