Rick Pitino pode conquistar segundo título da NCAA nesta noite contra Michigan
Fábio Balassiano
08/04/2013 15h30
Aos 60 anos, Rick Pitino, indicado recentemente ao Hall da Fama, tentará na noite de hoje seu segundo título universitário e poderá se tornar o primeiro a conquistar canecos da NCAA por faculdades diferentes (o primeiro foi em 1996, com Kentucky).
Depois de viver um drama com a fratura na perna do ala Kevin Ware (ele é de Atlanta e certamente será homenageado por seus companheiros logo mais), o nova-iorquino viu seus comandados vencerem Duke e Wichita State depois de estarem perdendo por mais de 15 pontos para chegar a uma decisão aguardada contra um difícil rival. O time vem de 15 vitórias seguidas, chegou a 34 na temporada e pode conseguir o segundo título da faculdade (o primeiro foi em 1986 com Denny Crum, o técnico que viria a ser derrotado pela seleção brasileira no Pan-87 com a seleção norte-americana, diga-se de passagem).
Dono de um estilo único de defesa por pressão (pressão na bola, tentativa de "acelerar" o ataque adversário sempre que possível e diferentes tipos de começo de marcação de acordo com o ataque que o time acaba de finalizar), Pitino é reverenciado como um dos melhores dos Estados Unidos (são sete aparições no Final Four da NCAA e quatro décadas de experiência no comando das melhores faculdades do país). Conquistar o troféu contra Michigan, que não leva o título da NCAA desde 1989, seria um prêmio grande a um dos mais criativos e inflamados treinadores dos EUA.
Quem ganha logo mais? Comente!
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.