Topo

No playoff da LBF, times escolherão 2 jogadoras adversárias pra fazer exame anti-doping

Fábio Balassiano

28/02/2013 01h06

Não parecer ter fim as decisões polêmicas da Liga de Basquete Feminino. Depois de atrasar o seu começo em quase quatro meses (só lembrando: a competição, que deveria iniciar em 2012, só abriu os trabalhos em 19 de janeiro de 2013), ter um campeonato apenas com turno e com todas as sete equipes avançando para os playoffs, eis que a direção da LBF anuncia a tabela e suas surpresas para o mata-mata do torneio. Vamos lá:

1) A principal novidade é que, ao contrário da fase de classificação, haverá, sim, exame antidoping nos playoffs (o que é ótimo, obviamente). Não dá pra entender, porém, a forma como a LBF colocará isso em prática (só lembrando: na edição passada, a armadora Natália já foi pega). Embora não seja ilegal, não é usual. Vamos lá: diferentemente do que ocorre, por exemplo, no futebol, quando atletas são escolhidos por sorteio, no mata-mata da Liga de Basquete Feminino os times escolherão duas jogadoras do adversário para fazer o exame (sim, um representante, por exemplo, do Maranhão Basquete olhará para o time de Guarulhos e pinçará duas meninas para fazer o exame). Explicação de Celso Diniz, Gerente Executivo, da Liga: "A respeito do exame anti-doping, não necessariamente será o técnico. Deverá ser um representante da equipe adversária. O exame antidoping não é somente por sorteio, pode ser feito por indicação conforme está em nosso regulamento ( elaborado em conjunto com todas as equipes)".

2) Guarulhos segue sem jogar em sua cidade. Nos playoffs, o time paulista jogará contra o Maranhão como mandante em… São Luís (MA). Meio absurdo, não? O time, que não tem ginásio disponível, mandou seus jogos na fase de classificação em Americana. Não repetiu a dose no mata-mata. Situação terrível, é o mínimo que se tem a dizer. Explicação de Celso Diniz: "Guarulhos não jogará na cidade pelo mesmo motivo que não jogou nenhuma partida em casa até agora. Os ginásios da cidade de Guarulhos estão sem condição de uso, conforme informação fornecida pelo Secretário de esportes do Município. Na série de quarta-de-final, eles (Guarulhos) optaram por jogar em São Luís, no Maranhão. Apenas para esclarecimento: o Maranhão Basquete, quando atua em casa, arrecada alimentos em troca dos ingressos. No ano passado foram arrecadadas mais de 30 toneladas de alimentos. Isto foi noticiado, bem como, a respeito da arrecadação feita já neste ano. E o mesmo acontecerá nesta partida".

3) Ainda sobre regulamento desta fase, duas outras coisas me chamaram a atenção: o intervalo de sete dias em dois dos confrontos (Americana x Ourinhos terão o jogo 1 em 2/3 e o jogo 2 em 9/3; São José x Santo André iniciam a série em 3/3 e fazem o jogo 2 em 10/3) e o time de melhor campanha fazer a primeira partida fora de casa. Explicação de Celso Diniz: "O regulamento, forma de disputa, distribuição das despesas e outros assuntos pertinentes ao campeonato foram definidos durante a reunião com as equipes. Sobre o motivo deste intervalo entre os dois jogos que você cita, a razão é financeira, pois a logística é mais favorável. Evita maior número de viagens. Esta decisão também foi tomada em reunião com as equipes".

4) Por fim, uma perguntinha básica: Americana, um dos times que mais investe no basquete feminino deste país (da base ao adulto), não terá nenhum de seus jogos contra Ourinhos nas quartas-de-final exibido no Sportv. Qual é a explicação?

Bom, depois disso tudo não há muito mais o que possa ser dito sobre o basquete feminino brasileiro. Atletas se calam, técnicos também, clubes acabam assinando o regulamento e não contestam nada, a direção da LBF não ajuda muito, a Confederação Brasileira finge que não vê nada e o basquete feminino vai se afundando cada vez mais.

Há luz no fim do túnel? Eu não a vejo…

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No playoff da LBF, times escolherão 2 jogadoras adversárias pra fazer exame anti-doping - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta