Correspondente BNC: Em final polêmico, Minas bate Basquete Cearense com cronômetro zerado
Fábio Balassiano
20/01/2013 14h59
Por Joana Ferreira, direto de Belo Horizonte (MG)
A três segundos do fim, os visitantes fizeram 74-73, o que indicava mais uma derrota dos mineiros. No entanto, a arbitragem marcou pé na bola do adversário no segundo final. Faltando nove centésimos para o encerramento do jogo o Minas teve a bola na lateral da quadra, precisando repor e arremessar rapidamente. Beal recebeu na linha dos três pontos e, na última tentativa de mandar na cesta, sofreu falta, contestadíssima pelo Basquete Cearense. Assim, com o placar zerado, os mineiros receberam a chance de cobrar três lances-livres. Beal converteu todos e deu a vitória aos donos da casa.
O jogo foi equilibrado, com as duas equipes alternando muito os momentos na partida. Enquanto o Minas fez um primeiro tempo melhor, a equipe de Alberto Bial teve seus melhores momentos na segunda etapa. No início da partida, o Minas mais uma vez explorou as jogadas de velocidade e os contra-ataques. Além disso, com uma defesa um pouco mais organizada que nos últimos jogos conseguiu interceptar as investidas do adversário. O primeiro quarto terminou em 24-16 para a equipe mineira, que, na segunda parcial, apesar de diminuir o ritmo, se manteve a frente fechando o primeiro tempo em 39-33.
Assim como nos jogos anteriores o Minas voltou mal do intervalo. A equipe de Bial, ao contrário, foi para cima e passou a frente no placar, fechando o terceiro quarto em 56-53. Neste momento do jogo as duas equipes erravam muito e as bolas não caíam. Experiente, o Basquete Cearense conseguiu aproveitar a queda de rendimento do adversário para crescer na partida e se manter na frente.
O último quarto foi bastante disputado. O placar se manteve empatado ou com uma das equipes em vantagem por dois pontos somente. O final foi disputado como nos últimos jogos do Minas, mas desta vez bem polêmico e controverso. A vitória, porém, veio através dos 76-74 e aliviou um pouco a pressão em cima dos mineiros.
Mesmo comemorando o fim das derrotas o técnico Raul Togni destacou os problemas que sua equipe vem encontrando nos últimos jogos: "Não jogamos bem. Mais um jogo que a gente abre uma vantagem e deixa o adversário tirar. Aí fica um jogo amarrado até o final. Está faltando um pouco de maturidade, até mesmo de alguns jogadores que não estão sabendo usar sua capacidade. Em momentos que precisam jogar mais coletivamente, usam a individualidade e cometem o erro, dando chance para o time adversário se recuperar".
Flamengo
Na segunda-feira (22) o Minas vai receber o líder invicto Flamengo na Arena Vivo, às 20h, jogo adiado da segunda rodada. O ala/armador Betinho falou sobre o confronto: "O Flamengo é um time difícil de ser batido. Mas é uma vitória que pode mudar nosso rumo no campeonato. Tivemos quatro derrotas seguidas e hoje tivemos uma vitoria suada. Se a gente ganha do Flamengo, voltamos ao campeonato, voltamos a disputar lá em cima. Esse jogo é fundamental. Agora vamos ver vídeos, ver o que estamos errando, os erros deles e tentar explorar isso. No jogo de hoje a gente melhorou muita a defesa e isso foi fundamental para sair com a vitória. Vamos ver se conseguimos manter isso e melhorar um pouquinho, porque o flamengo é um adversário difícil".
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.