Correspondente BNC: Flamengo joga bem, bate Joinville e chega à nona vitória consecutiva
Fábio Balassiano
11/01/2013 17h02
Por Fernando Hawad, do Rio de Janeiro (RJ)
No primeiro quarto, o renovado time de Joinville deu a sensação de que conseguiria parar o ímpeto ofensivo dos cariocas. Marcando bem, a equipe catarinense chegou a liderar a partida, mas o ala Marquinhos, grande atuação novamente, fez nove de seus 23 pontos (cestinha do jogo) nos primeiros dez minutos e garantiu a igualdade no placar: 16-16.
O equilíbrio ficou apenas na primeira parcial. Já no segundo quarto, com uma defesa forte e arremessos precisos de longa distância, o Flamengo abriu grande vantagem. Destaque para o ala Duda. O irmão mais novo de Marcelinho entrou em quadra com sua tradicional obsessão pelos tiros de fora, mas seus arremessos, que muitas vezes são precipitados, saíram após jogadas bem trabalhadas pelo ataque rubro-negro. Com isso, Duda (18 pontos) converteu quatro bolas três pontos apenas no segundo quarto. Benite fez mais duas. Gegê também entrou muito bem, imprimindo velocidade e aumentando a produção ofensiva da equipe. O Flamengo fez 28 a 12 no período e foi para o intervalo vencendo por 44 a 28.
O jogo continuou da mesma forma no terceiro quarto. Com a volta de Marquinhos e Olivinha, o Flamengo seguiu alargando o placar. Enquanto isso, os catarinenses buscavam alternativas para diminuir o prejuízo. O armador Thyago Aleo, ex-Bauru, o pivô Diego, ex-Tijuca e o jovem armador Victor Correia, todos com 12 pontos, foram os principais destaques da equipe comandada por Ênio Vecchi, ex-técnico da seleção feminina.
Com a partida já decidida, José Neto rodou bastante a equipe do Flamengo no último quarto, dando oportunidade para garotos como Diego Marques e Douglas. Quando o jogo chegou ao fim, o time foi muito aplaudido pela torcida, que cantava: "O basquete é o orgulho da nação". O ala-armador Benite ressaltou a importância do sistema defensivo da equipe. "A defesa foi o fator determinante para abrirmos essa diferença no placar. É uma defesa forte que faz o time atacar melhor." Benite disse também que o grupo não está preocupado com os recordes. "A gente não pensa em bater recordes. Nosso objetivo é conquistar uma vitória de cada vez, com isso, os recordes virão naturalmente".
Joinville, por sua vez, agora se concentra para um confronto direto contra o Tijuca, no próximo sábado. Mesmo com a derrota elástica, o técnico Ênio Vecchi se mostrou satisfeito com o comportamento da equipe. "Não olhando para o placar, nosso time jogou dentro do padrão, organizado. Fiquei satisfeito com a nossa postura. Sabíamos que era um jogo muito complicado, até pela diferença de orçamento entre as equipes. Usamos essa partida como preparação para o jogo contra o Tijuca, no sábado. Nosso objetivo é chegar as 17 vitórias, temos 4. Já esperávamos um começo complicado por ser um time novo, tanto de idade como de formação, mas estamos evoluindo", afirmou Ênio, que não custa nada lembrar, classificou a seleção feminina para os Jogos de Londres.
A equipe catarinense volta ao ginásio do Tijuca no sábado, às 16h, para enfrentar os anfitriões. Na sequência da rodada dupla, o Flamengo encara o Limeira, às 18h, podendo chegar à décima vitória seguida.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.