Correspondente BNC: Atuando bem, Limeira vence e cala caldeirão lotado em Fortaleza
Fábio Balassiano
23/12/2012 11h55
Por Thiago Carvalho, direto de Fortaleza (CE)
Com o placar, os cearenses voltam a figurar com 50% de aproveitamento (4 vitórias e 4 derrotas) e em 9º lugar. Já a equipe do interior paulista melhora seu aproveitamento para 40% (4 vitórias em 10 jogos) estando 11º. O SKY/Basquete cearense volta a jogar pelo NBB no dia 5 janeiro, quando visita o Suzano às 18h (de Brasília), no ginásio Paulo Portella. Já o Winner/Kabum/Limeira recebe a Liga Sorocabana no mesmo dia no ginásio "Vô" Lucato, às 19h (de Brasília).
Para Drudi, ala-pivô do Basquete Cearense, a derrota não apaga a boa trajetória que o time fez em casa até aqui. "Nós temos que levantar a cabeça. O mérito de ter deslocado nossa defesa e tido um bom aproveitamento de três é todo deles", disse.
Mesmo com o público de aproximadamente 1.700 pessoas vaiando e torcendo contra, Limeira não se intimidou e começou tomando as rédeas do duelo, abrindo vantagem. A equipe paulista abriu 7 pontos (9-2) nos primeiros minutos e soube administrar a diferença até o final do 1º quarto, vencendo por 6 (25-19). O segundo quarto foi ainda pior para o time mandante, com demasiados erros no ataque resultando em alguns pontos de contra-ataque. O Basquete Cearense anotou apenas 11 pontos e chegou a estar perdendo por 16, mas conseguiu diminuir para 13 (30-43) antes do intervalo, dando um pouco de alento para sua torcida.
O último período foi mais do mesmo, com o BC mostrando uma leve reação (55-70) logo nos 2 primeiros minutos de quarto. Mas não passou disso. Méritos da equipe comandada por Demétrius, que soube controlar bem o ritmo de jogo e administrar a vantagem, perdendo o quarto por apenas 1 ponto (19-18) mas vencendo a partida por 84-65 para tirar a invencibilidade do time de Alberto Bial como mandante após 4 jogos em Fortaleza.
Após a peleja, Demétrius ressaltou a importância da conquista: "Essa vitória representa, para nós, embalar no campeonato. A gente vinha de algumas derrotas que não estavam previstas e, com essa vitória, a gente acaba recuperando uma derrota inesperada. Foi importante a postura que a equipe entrou, que proporcionou um bom volume de jogo", afirmou.
Opinião
Os donos da casa sofreram com a marcação zona do adversário e com o baixo aproveitamento dos arremessos de quadra. Além disso, achei que Bial deixou pouco tempo em quadra Dragovic e André. O time continua sofrendo com os rebotes (45-29 para Limeira). Pelo único jogo que vi da equipe paulista na competição, gostei bastante. Mostrou boa organização e bom poderio ofensivo. Creio, apenas, que precise ajustar o aspecto defensivo. Acredito que Limeira vá subir na tabela pois tem elenco e comissão técnica para isso, podendo chegar nos playoffs.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.