Topo

Coluna ExtraTime: Os favoritos você já conhece, mas quem pode surpreender na NBA?

Fábio Balassiano

31/10/2012 12h26

Todo mundo sabe que a temporada 2012-2013 da NBA começou ontem, né. E todo mundo sabe que Los Angeles Lakers, Miami Heat, Boston Celtics, Los Angeles Clippers, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder surgem como favoritos ao título da temporada. Por isso eu pensei, aqui, em citar times que podem aparecer não como candidatos ao caneco, mas sim como franquias que terão momentos de brilho no certame. Vamos lá:

1) Minnesota Timberwolves – Kevin Love perderá as primeiras quatro semanas do campeonato, Ricky Rubio só volta em 2013, mas o time do Minnesota parece ganhar forma com Brandon Roy e Andrei Kirilenko nas alas e Nikola Pekovic no pivô. Junte-se a isso Derrick Williams (ex-calouro, ele disse estar mais bem preparado), o russo Alexey Shved e J.J. Barea. Dá para sonhar com a oitava vaga no Oeste.

2) Sacramento Kings – Esta é uma aposta ousada, mas válida. O técnico Keith Smart tem um punhado de jogadores talentosos (DeMarcus Cousins, Thomas Robinson, Tyreke Evans, Marcus Thornton, Isiah Thomas e Jimmer Fredette) e se conseguir colocar um mínimo de disciplina na rapaziada, poderá ir longe. Olho em Cousins, tão talentoso quanto desmiolado.

3) Detroit Pistons – Não será fácil para Lawrence Frank, o técnico, e talvez o elenco ainda não esteja preparado, mas gosto muito da formação que os Pistons terão para esta temporada. Ben Gordon se foi, e Brandon Knight, entrando em seu segundo ano, será realmente o chutador da franquia. No pivô, Greg Monroe poderá se consolidar como o melhor gigante do Leste – ao seu lado, Andre Drummond, calouro, no garrafão poderá causar estragos. O elenco de apoio tampouco é ruim (Prince, Stuckey, Jerekbo, Flynn e Singler), e brigar por vaga na pós-temporada no Leste é absolutamente palpável.

4) Golden State Warriors – Marc Jackson, o técnico, disse que passou metade da pré-temporada convencendo seus atletas de que, sim, era possível jogar de igual para igual contra as maiores potências do Oeste e da NBA. Aparentemente, ele conseguiu, já que os Warriors foram muito bem nos amistosos (6-2) e parecem ter encontrado uma boa formação com Stephen Curry, Klay Thompson, Harrison Barnes (talentosíssimo), David Lee e o nigeriano Festus Ezeli, que substitui os quase sempre lesionados Andrew Bogut e Andris Biedrins. No banco, os experientes Richard Jefferson, Carl Landry e Brandon Rush. Caso consiga defender com consistência e tenha Bogut ou Biedrins em metade dos jogos, pode, sim, sonhar.

5) Washington Wizards – John Wall, o calouro Bradley Beal, Trevor Ariza, Nenê e Emeka Okafor. Este é o quinteto titular do Wizards para a temporada 2012-2013 (o brasileiro está lesionado e perderá o começo do campeonato, é bom dizer). É lógico que o banco é muito fraco, mas até que pode dar caldo no Leste. O time de Randy Wittman dependerá muito da melhora de Wall nos arremessos, da maturidade de Beal na adaptação ao melhor basquete do mundo e da forma física de seus pivôs (Nenê e Okafor). Caso tenha estas três variáveis a seu favor, poderá sonhar com playoffs.

E você, concorda comigo? Será que estas cinco franquias podem aprontar? Comente!

=======
Coluna originalmente publicada em 30.10.2012 no ExtraTime, site hospedado no UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coluna ExtraTime: Os favoritos você já conhece, mas quem pode surpreender na NBA? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta