Coluna ExtraTime: Os favoritos você já conhece, mas quem pode surpreender na NBA?
Fábio Balassiano
31/10/2012 12h26
1) Minnesota Timberwolves – Kevin Love perderá as primeiras quatro semanas do campeonato, Ricky Rubio só volta em 2013, mas o time do Minnesota parece ganhar forma com Brandon Roy e Andrei Kirilenko nas alas e Nikola Pekovic no pivô. Junte-se a isso Derrick Williams (ex-calouro, ele disse estar mais bem preparado), o russo Alexey Shved e J.J. Barea. Dá para sonhar com a oitava vaga no Oeste.
2) Sacramento Kings – Esta é uma aposta ousada, mas válida. O técnico Keith Smart tem um punhado de jogadores talentosos (DeMarcus Cousins, Thomas Robinson, Tyreke Evans, Marcus Thornton, Isiah Thomas e Jimmer Fredette) e se conseguir colocar um mínimo de disciplina na rapaziada, poderá ir longe. Olho em Cousins, tão talentoso quanto desmiolado.
3) Detroit Pistons – Não será fácil para Lawrence Frank, o técnico, e talvez o elenco ainda não esteja preparado, mas gosto muito da formação que os Pistons terão para esta temporada. Ben Gordon se foi, e Brandon Knight, entrando em seu segundo ano, será realmente o chutador da franquia. No pivô, Greg Monroe poderá se consolidar como o melhor gigante do Leste – ao seu lado, Andre Drummond, calouro, no garrafão poderá causar estragos. O elenco de apoio tampouco é ruim (Prince, Stuckey, Jerekbo, Flynn e Singler), e brigar por vaga na pós-temporada no Leste é absolutamente palpável.
4) Golden State Warriors – Marc Jackson, o técnico, disse que passou metade da pré-temporada convencendo seus atletas de que, sim, era possível jogar de igual para igual contra as maiores potências do Oeste e da NBA. Aparentemente, ele conseguiu, já que os Warriors foram muito bem nos amistosos (6-2) e parecem ter encontrado uma boa formação com Stephen Curry, Klay Thompson, Harrison Barnes (talentosíssimo), David Lee e o nigeriano Festus Ezeli, que substitui os quase sempre lesionados Andrew Bogut e Andris Biedrins. No banco, os experientes Richard Jefferson, Carl Landry e Brandon Rush. Caso consiga defender com consistência e tenha Bogut ou Biedrins em metade dos jogos, pode, sim, sonhar.
5) Washington Wizards – John Wall, o calouro Bradley Beal, Trevor Ariza, Nenê e Emeka Okafor. Este é o quinteto titular do Wizards para a temporada 2012-2013 (o brasileiro está lesionado e perderá o começo do campeonato, é bom dizer). É lógico que o banco é muito fraco, mas até que pode dar caldo no Leste. O time de Randy Wittman dependerá muito da melhora de Wall nos arremessos, da maturidade de Beal na adaptação ao melhor basquete do mundo e da forma física de seus pivôs (Nenê e Okafor). Caso tenha estas três variáveis a seu favor, poderá sonhar com playoffs.
E você, concorda comigo? Será que estas cinco franquias podem aprontar? Comente!
=======
Coluna originalmente publicada em 30.10.2012 no ExtraTime, site hospedado no UOL.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.