Topo

Sem Brasileiro de base, técnico convoca seleção brasileira feminina Sub-15 - que gestão é essa?

Fábio Balassiano

05/10/2012 11h45

Quase passou batido aqui, mas ontem acessei o site da Confederação Brasileira de Basketball e li lá que a seleção feminina Sub-15 foi convocada para o Sul-Americano da Venezuela, que acontece em novembro e garante três vagas para a Copa América de 2013. Aqui está a lista do técnico Julio Patrício, e eu coloco abaixo alguns pontos importantes:

1) Mais uma vez uma seleção brasileira treinará pouco para uma competição internacional. O time se apresenta em São Sebastião do Paraíso (por que diabos os treinos serão em Minas, se 11 das 16 meninas convocadas são de clubes de São Paulo?) no dia 30 de outubro, e em 17 de novembro a equipe já estará jogando o Sul-Americano. Pode ser que para esta competição a falta de um período mais longo de treinos (por que diabos as meninas não foram convocadas antes, para três, quatro períodos de treinos e análises?) não faça falta, mas é só bom lembrar ao pessoal da CBB que esta é a primeira categoria que se reúne em uma seleção nacional. Se o "exemplo" que a entidade máxima quer passar é este, de que se treina pouco, o futuro é mais nebuloso do que se imagina.

2) O técnico Julio Patricio deu uma declaração no mínimo interessante ao site da CBB. Disse ele: "Tivemos como critério convocar as meninas que têm condições de evoluir até chegar à seleção principal. Na lista estão atletas que acompanhamos nos Brasileiros de Base, Campeonatos Estaduais e Jogos Abertos". Com todo respeito que Julio merece, mas de que "Brasileiros de Base" ele se refere? O Brasileiro de seleções estaduais Sub-15 da primeira divisão terminará em Goioerê (PR) justamente dois dias antes do período em que o time de Julio estará treinando para o Sul-Americano (de 22 a 28 de outubro). Apenas para informação dos leitores deste espaço: o único brasileiro de base da Confederação que já aconteceu foi o da segunda divisão (clique aqui). Desta competição ninguém foi convocado para o time de Patricio (e até onde se sabe não há competição nacional de categorias Sub-14 ou Sub-13 por exemplo).

3) A propósito do ponto anterior, como ficará o Brasileiro de Base da primeira divisão? As meninas de São Paulo, convocadas por Julio, serão liberadas para atuar pela Federação que atuam durante o ano todo, ou simplesmente estarão descartadas para a competição, já que dois dias depois terão que se apresentar em São Sebastião? Será que a CBB conversou com clubes e federações a respeito? Aqui, aliás, cabe outra pergunta: será que só descobriram agora que a data do Sul-Americano Sub-15 bateria com a da primeira divisão do Sub-15 feminino?

4) Por fim, cabe uma observação. Mais uma vez a Confederação Brasileira esquece de colocar um psicólogo a disposição de uma seleção nacional. São meninas de 14, 15 anos, e que estão em formação não apenas esportiva, mas pessoal e cultural, e alguém com experiência seria fundamental neste momento. E o que faz a CBB? Ignora este fato solenemente.

Concorda com a análise? Comente!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem Brasileiro de base, técnico convoca seleção brasileira feminina Sub-15 - que gestão é essa? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta