Topo

Entendendo alguns índices do basquete: eficiência, +/- e assistência/erro

Fábio Balassiano

06/05/2012 00h30

Pessoal, tenho recebido alguns tweets e mensagens na caixinha pedindo explicação sobre alguns índices que são frequentemente mostrados nas estatísticas do basquete. Aí resolvi fazer um post explicando tudo isso. Vamos a três importantes.

EFICIÊNCIA – É um dos índices mais bacanas para se avaliar quão completo é um jogador. É calculado assim na Espanha (um dos mais completos do mundo):
(Pontos + Assistências + Rebotes + Faltas recebidas + Bolas recuperadas + Tocos dados) – (Arremessos Errados + lances-livres errados + Erros + Faltas cometidas + tocos levados). O mais eficiente da temporada regular da NBA foi LeBron James (29,9), no NBB, Murilo (26,7), e na ACB, James Augustine (18,4).

Exemplo: Na jogo dessa semana, Rafael Hettsheimeir (foto) teve 11 de eficiência. Veja como ele conquistou a marca (na ordem do que citei aqui em cima):

(13 + 1  + 1 + 3 + 0 + 1) – (3 + 1 + 0 + 3 + 1) = 19 – 8 = 11

+/- – Este índice mostra como o time reage a presença de um determinado jogador na partida. É mais ou menos o seguinte (a grosso modo): Steve Blake está no banco, o Los Angeles Lakers time está ganhando de 15. Blake entra, joga e quando sai, Lakers ganham de apenas 1. Seu +/- é de -14. Há casos bons, como o do argentino Manu Ginóbili. Normalmente seu índice é altíssimo. Ele comanda um bom banco de reservas, e não é raro vermos o seu +/- no muito positivo. É cumulativa (portanto, toda vez que o cidadão entra em quadra, contam os pontos – para mais ou menos).

Exemplo do Manu: Spurs vencem por 14-13 quando ele entra no meio do primeiro período. Quando ele sai, na metade do segundo, Spurs vencem por 57-45. Seu +/- foi de +11.

ASSISTÊNCIA/ERRO – Aqui está uma ótima ferramenta de análise para armadores principalmente. É a divisão entre assistências e erros, ou seja, passes bons e erros de fundamento/desperdícios de bola. Na NBA, o líder da categoria é Jose Calderon (4,5), e no NBB, Robby Collum (2,9).

Exemplo do Calderon – Média de Assistências na temporada (8,8); Média de Erros (1,96). Índice de 4,48.
Exemplo do Collum – Média de Assistências na temporada (4,91); Média de Erros (1,68). Índice de 2,93.

Faltou algum? Dúvidas, caixinha que eu explico mais!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entendendo alguns índices do basquete: eficiência, +/- e assistência/erro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta