Na LBF, Maranhão vence e Iziane registra segunda partida seguida com 35 pontos
Fábio Balassiano
12/02/2012 16h00
A ala maranhense apanhou sete rebotes, teve 33 de eficiência e anotou 35 pontos (14/23 nos chutes) pela segunda vez consecutiva (antes fora contra São José, fora de casa) e guiou o Maranhão a uma importante vitória contra o Blumenau por 83-63 (o terceiro quarto, vencido por 25-7, foi determinante, pelo visto). Além dela, a mexicana Brisa teve 19 pontos. Com o resultado, a equipe do Nordeste chegou a quarta vitória em dez partidas e na segunda-feira o atual campeão Santo André, em casa, às 21h (prova de fogo, não?).
Goste-se ou não de Iziane, é impossível não reconhecer o seu talento – e como ela sobra em um basquete como o brasileiro. A ala detém simplesmente as cinco primeiras maiores pontuações desta segunda edição da LBF (40, 37, 35, 35 e 31), é a única que já passou da barreira dos 30 pontos, tem quase nove pontos a mais que a segunda colocada entre as cestinhas (Iziane tem 26,4 de média, e Clarissa, a vice-líder, 17,7) e tem o terceiro melhor aproveitamento em tiros de dois pontos (54,8%).
Não quer dizer muita coisa, evidentemente, porque, insisto, o nível do basquete feminino praticado aqui é muito fraco, mas se alguém duvidava que Iziane faria a diferença por aqui, eis a resposta. Na segunda-feira a tendência é que haja um duelo excepcional entre a maranhense e a cubana Ariadna, provavelmente as duas alas mais talentosas atuando no Brasil.
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.