Topo

Bala na Base: bom jogo entre Flamengo e Vasco no Carioca juvenil

Fábio Balassiano

20/10/2011 10h23

Estive ontem à noite na Gávea para acompanhar a primeira partida das quartas-de-final do Carioca masculino de basquete, categoria juvenil. O Flamengo bateu o Vasco por 67-43 e largou na frente (o jogo 2 será na segunda-feira, em São Januário). Quem vencer enfrenta, na semifinal, o vencedor de Fluminense e América de Três Rios. Abaixo alguns pontos sobre a peleja:

1- Não consegui conversar com os técnicos Marquinhos (Flamengo) e Cristiano (Vasco) após a partida, mas gostei do jogo. Foi bem disputado e com duas defesas bem razoáveis. O único ponto que realmente eu não curti foi a velocidade excessiva no ataque dos dois times. Houve uma exagerada precipitação das duas partes, e consequentemente os erros vieram.

2- O Vasco teve um grande momento no jogo quando marcou por pressãoa no final do primeiro período. Anotou dez pontos seguidos, controlou as ações e forçou erros do Flamengo. Mas depois não tentou mais este tipo de marcação. Não entendi, de verdade.

3- Essa precipitação é exatamente a mesma que vemos nos jogos adultos, e precisa ser olhada com mais carinho. Inúmeras vezes o armador veio correndo a quadra toda (algumas vezes pela lateral, para desespero dos técnicos), trocou um passe e chutou de longe. O pior é que os aproveitamentos nos chutes de três pontos foi muito, muito ruim.

4- Conversei com João Batista, assistente-técnico do adulto do Flamengo que por lá estava, e ambos ficamos impressionados com a mesma coisa: as duas equipes possuíam uma estatura média bem baixa (me assustou mesmo). Para se ter uma ideia, os dois pivôs não tinham mais de 2,05m? Pouco, não?

5- De destaques individuais, gostei muito do pivô do Flamengo (não lembro do nome), cuja defesa foi soberba e de Gabriel Andrade (foto), figurinha fácil nos papos comigo no twitter e aniversariante do dia. Rápido, bom defensor e com ótima leitura de jogo, ele saiu do banco para roubar uma série de bolas e controlar as ações ofensivas do rubro-negro. Anotou 11 pontos e foi um dos destaques da partida.

6- No intervalo, conversei com Fred Varejinho e Gegê, destaques do Flamengo na LDO Sub21. Com campanha invicta, os rubro-negros ganharam a chave e agora aguardam o hexagonal final. Em breve eles estarão aqui no blog para uma entrevista grande. Paulo Chupeta também estava no papo, e elogiou bastante os rapazes, que também falaram bem do treinador do Fla.

7- Para quem conhece o basquete de base do Rio de Janeiro, uma notícia inédita: Alzira não foi a mesária na noite de ontem. Acho que deve ser a primeira vez isso não acontece nos últimos 40 anos…

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bala na Base: bom jogo entre Flamengo e Vasco no Carioca juvenil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta