Topo

Bala na Cesta

Ele foi ignorado no Draft da NBA por agressão a namorada. Hoje é a maior surpresa da temporada

Fábio Balassiano

04/11/2019 04h00

Uma das maiores surpresas da temporada da NBA atende pelo nome de Kendrick Nunn, calouro ala do Heat que tem 19,5 pontos de média neste começo de campeonato pelo não menos surpreendente Miami que tem 5-1 após trucidar o Houston Rockets por 129-100 na Flórida neste domingo à noite. Ontem Nunn não foi tão bem, com apenas cinco pontos, mas a história dele merece ser contada.

Com 1,90m e 24 anos, ele não foi Draftado em 2018, ano em que se formou em Oakland muito por conta de problemas que teve na época da faculdade. Nunn brigou com sua namorada à época, a agrediu, foi expulso da Universidade de Illinois e só conseguiu se formar depois de um ano parado porque Oakland lhe abriu as portas.

Sua carreira parecia fadada ao ostracismo quando no Draft de 2018 seu nome foi passando, passando até ser completamente ignorado. Mas aí vieram Pat Riley e o Miami para lhe dar uma nova chance após uma breve passagem dele pelo afiliado do Golden State na G-League, a Liga de Desenvolvimento. Ninguém do Warriors deu muita bola pra ele, e o mercado não lhe parecia tão apetitoso assim. Aos 24 anos, ele seguiu treinando e esperando por uma chance.

Que veio ali em abril quando treinou no Heat, foi bem, ficou, ficou e ganhou o respeito de Erik Spoelstra, o técnico, e a condição de titular em uma rotação que aparentemente não lhe oferecia muita chance de minutagem alta nesta temporada. Em nenhum radar dos calouros cotados pra estourar neste campeonato Nunn aparecia. Em nenhum. Um jogo de 40 pontos contra o Rockets na pré-temporada deixou todos do Heat em alerta sobre o que Nunn poderia fazer e ele acabou mantido como titular e peça na rotação.

Com salário de 1,4 mi de dólares, alto pro padrão mundial mas o terceiro menor do elenco do Miami e um dos menores de toda NBA. Só que entre o dinheiro e a quadra tem uma diferença e o rapaz tem barbarizado neste começo de campeonato.

O tamanho do feito dele após 5 jogos? Nunn é o primeiro novato desde Kevin Durant (113 pontos) em 2007 a conseguir mais de 100 pontos em suas cinco primeiras partidas de carreira na NBA (Nunn fez 112). Durant foi o segundo do Draft de 2007 (pick do Seattle, à época). Nunn passou anônimo e silencioso entre os 60 selecionados no Draft de 2018.

Que história, hein!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.