Topo

Bala na Cesta

Helinho fala sobre ansiedade do amistoso de Franca na NBA: 'É um prêmio por tudo o que fizemos'

Fábio Balassiano

03/10/2019 05h18

Divulgação Franca Basquete

A incrível história de 60 anos do Franca Basquete ganha um capítulo mais do que especial nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2019. Conhecida como a capital da modalidade no país, a cidade viajará para os Estados Unidos, onde enfrentará o Brooklyn Nets a partir das 20:30 (Sportv e ESPN exibem) em amistoso válido pela pré-temporada da NBA, algo inédito para os francanos.

"Pra cidade de Franca é mais uma grande conquista. Não é conquista simples, mas uma grande conquista. Isso nos motiva, pois jogar contra uma equipe da NBA é fruto de um trabalho de 60 anos. Independente do resultado é um marco pra ficar na história do Franca Basquete. É um prêmio pra todos esses que já trabalharam no projeto", disse o técnico Helinho ao blog.

Fundado em 10 de maio de 1959, o Franca Basquete é um dos maiores nomes do basquete brasileiro e tem a história de mais de 100 anos. E a família de Helinho tem muito a ver com isso. Avô dele, Chico Cachoeira ajudou a organizar cinco times de basquete na cidade na década de 30 do século passado. Filho de Cachoeira, Helio Rubens foi atleta e mítico técnico francano, ganhando tudo o que foi possível. Ele estará ao lado de Helinho, seu filho, como embaixador do basquete local nos Estados Unidos.

"Eu me sinto um privilegiado de poder passar os momentos que estou passando como técnico tendo meu pai me inspirando, ensinando, cobrando. Ele jogou McDonalds Championship (campeonato mundial de clubes à época) na década de 90 mas não enfrentou o Phoenix Suns. Poder proporcionar a ida dele com Franca para um amistoso na NBA é sensacional. É um presente pra cidade de Franca e gigantesco pra mim poder compartilhar isso com ele. Jogar contra um time da NBA para uma cidade a 400km de distância é magnífico", pondera Helinho.

Uma das sensações da temporada da NBA, o Brooklyn Nets, que se reforçou com Kyrie Irving e Kevin Durant (este ainda lesionado), terá um rosto pra lá de conhecido à beira da quadra. Lançado na seleção brasileira de 2002 justamente por Hélio Rubens, o ex-pivô Tiago Splitter (na foto o primeiro a esquerda) estará no banco do Nets e reencontrará Helinho depois de muito tempo.

"Está sendo muito legal esse contato com o Tiago. Tenho mandado mensagens e vamos estar conversando ao vivo. Ele está aberto a nos mostrar e compartilhar as informações. Eles têm muitos dados, experiência e quero muito aprender. Faz tempo que a gente não se encontra, e vou presenteá-lo com um belo sapato aqui de Franca com certeza. Vai ser emocionante. Com ele me lembro que tivemos muito relacionamento na seleção de 2002 no Mundial, e ele, apesar de apenas 17 anos à época, sempre foi muito maduro. O Splitter tem um sentimento de gratidão muito grande em relação ao meu pai, que o lançou na seleção brasileira lá atrás. Poder reencontrá-lo é muito legal", reflete.

Divulgação: Franca Basquete

É amistoso, é jogo de pré-temporada, mas Helinho, finalista do Paulista pela terceira vez por Franca (o time bateu o São Paulo no último domingo em casa e agora aguarda Mogi ou Corinthians na decisão), mas o treinador não está pensando exatamente assim, não.

"Nossa expectativa pro jogo é fazer o melhor possível dentro do nosso limite e sabendo do que representa pra nós. Queremos jogar dentro da nossa realidade, dentro do sistema e quem sabe conseguindo tirar o time do Brooklyn da normalidade. Não iremos fazer um jogo amistoso, mas sim um grande jogo. Independente do resultado", finaliza o treinador alertando para o armador Kyrie Irving, estrela do Nets que estará em quadra nesta sexta-feira: "Com certeza ele é um jogador diferenciado e sabemos disso. Temos a preocupação de diminuir o volume dele, mas não sei quanto tempo ele vai jogar, já que será o primeiro jogo de pré-temporada deles. Mas basquete é um jogo coletivo e nosso foco será em minimizar o volume deles impedindo rebotes ofensivos e desperdiçando poucas bolas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.