Técnico vice-campeão da NBA é diagnosticado com esclerose, mas quer continuar treinando
David Blatt é considerado um dos melhores treinadores da história do basquete europeu. Campeão continental com clube (Maccabi Tel-Aviv em 2014) e seleção (Rússia em 2007), o treinador de 60 anos teve uma passagem breve de um ano e meio na NBA, onde foi vice-campeão com o Cleveland Cavs, de LeBron James, em 2015, de onde foi demitido após desavenças com LeBron em 2016.
Nesta segunda-feira Blatt divulgou uma carta através do site de seu atual time, o Olympiacos (Grécia) informando que foi diagnosticado com esclerose múltipla há alguns meses, tornando-a pública apenas agora.
"Esta é uma doença autoimune que muda em muitas formas sua qualidade de vida e sua habilidade para fazer as coisas mais simples. Tudo se torna mais difícil. Quando fui diagnosticado, tive um choque inicial e foi difícil para entender como que isso mudaria minha vida. Mas decidi que não ia desistir de nada", escreveu.
Ciente de que a doença dificulta das coisas mais básicas às complexas, Blatt, contudo, nem cogita parar de treinar no momento: "Eu sou treinador e minha função é liderar, ensinar e inspirar pessoas. Ser menos ágil não vai me dificultar em fazer estas coisas. Mas eu ainda tenho sorte. Tenho bons médicos, treinadores e fisioterapeutas que aceitam meus problemas e me ajudam a superá-los", destacou Blatt.
A imprensa internacional elogiou bastante a postura de Blatt, que tem se mostrado muito forte e recebendo inúmeras demonstrações de carinho. O treinador finalizou a sua carta citando outro grande nome do basquete, o renomado John Wooden, múltiplo campeão com UCLA no circuito universitário dos EUA e um dos maiores técnicos da história da modalidade.
"O grande John Wooden disse certa vez: "As coisas funcionam melhor para as pessoas que tiram o melhor da forma como as coisas funcionam. Minha condição não é um mar de rosas, mas muitos têm mais dificuldades. É minha responsabilidade ser um exemplo para todos continuarem a viver a sua vida da melhor maneira possível e nunca, nunca, desistir", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.