Topo

Bala na Cesta

"É fato que James Harden é um pontuador melhor que Michael Jordan", diz chefão do Rockets

Fábio Balassiano

16/08/2019 05h01

"É literalmente um fato que James Harden é um melhor jogador que Michael Jordan no setor ofensivo. Falo apenas como pontuador, como anotador de pontos. Mas, sim, isso é um fato incontestável pra mim. Você dá a James Harden a bola e antes de ele soltá-la quantos pontos você gera? É assim que você deve medir a atuação ofensiva de um atleta. E James Harden está bem longe dos demais como número 1 na história da NBA no setor ofensivo. As pessoas odeiam quando digo isso, mas é verdade.

Não estou dizendo que, se jogasse hoje, Michael não teria melhores números ou performances que James tem em Houston conosco, mas é fato que estatisticamente Harden é um melhor jogador na última e penúltima temporadas do que Michael Jordan ou qualquer outro jogador da história da liga foram. Mesmo em Oklahoma já era assim. Os números estão aí. Sei que isso deixa as pessoas malucas, mas penso exatamente assim"

A declaração, dada ao programa Selfmade, dos EUA, é do manda-chuva do Houston Rockets, Daryl Morey. Morey, como em quase tudo na vida dele, baseia seu pensamento em análises estatísticas complexas – e quase nada no que acontece na quadra. Entendo que Harden joga no time dele, mas há um grande exagero aí, né?

Sua declaração é um flerte com a piada e um casamento com o disparate. É de um absurdo sem tamanho que nem vale a pena continuar a comentar muito. Não é que Michael Jordan foi melhor que James Harden em absolutamente TUDO o que se propôs a fazer em uma quadra de basquete.

É simplesmente, e aí não há qualquer crítica a Harden, bem óbvio que entre Harden e Jordan no setor ofensivo existem, brincando, uns 10 atletas na história eles (desta geração dá pra citar, rápido, Kevin Durant, Kobe Bryant e LeBron James logo de cara…). É só olhar mais pra quadra que pras planilhas. Não é tão difícil de enxergar…

Ou alguém concorda com Morey?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.