Topo

Bala na Cesta

Fala, Leitor: Os desejos para a temporada da NBA

Fábio Balassiano

24/07/2019 15h54

* Por Alexandre Yoshio Setani

Para começar esse texto é importante esclarecer o histórico de quem escreve. Antes de ser fã da NBA sou torcedor do Utah Jazz desde o início dos anos 90, quando Stockton e Malone levaram a franquia para sua primeira final de conferência na temporada 91-92, perdendo para o Portland Trail Blazers de Clyde Drexler, Terry Porter, Danny Ainge e Cliff Robinson.

Foi nessa época das narrações de Álvaro José e Luciano do Valle que eu virei fã da dupla Stockton e Malone e adotei o time dos Jazz. Resumindo, eu sou aquele torcedor que no caso do basquete gosta de um "azarão". Lembre-se disso ao ler o texto!

A temporada 2019-2020 promete, após um período de free agency de enlouquecer qualquer um (especialmente fãs do Knicks), ser uma das temporadas de maior equilíbrio dos últimos anos. E é com isso em mente que eu vou listar os 5 acontecimentos que gostaria que ocorressem nessa temporada para que ela entre para a história entre as mais legais de toda história.

1. Utah Jazz chegando em mais uma final da NBA e claro vencendo!
• Deixando o lado torcedor de lado já seria um tremendo sucesso se o Jazz chegasse a uma final da NBA. O Jazz montou uma equipe muito sólida, adicionando peças fundamentais tanto no time titular quanto no banco de reserva. Mike Conley Jr. é um upgrade tremendo em relação ao Ricky Rubio. E apesar de termos perdido Derrick Favors e Jae Crowder, dois ótimos jogadores especialmente na defesa, trouxemos a experiência de Jeff Green, o bom reboteiro de Ed Davis (que é como um Derrick Favors com menor potencial ofensivo), o arremesso de Bojan Bogdanovic e a aposta de Emmanuel Mudiay.

Se você quer um motivo para torcer para o Jazz esse ano eu te digo: Nunca na história da liga um time campeão não tinha no seu elenco um jogador selecionado para All-Star Team! O Jazz seria o primeiro da história, já que o outro caso seria do Mineapolis Lakers em 1950, só que o All-Star Game só começou em 1951. O Jazz sendo campeão poderia ser o fim de fato da era dos supertimes iniciado por Lebron.

Lachlan Cunningham/Getty Images/AFP

2. Uma grande zebra na primeira rodada dos playoffs!
• Eu adoro os Playoffs da NBA, mas ultimamente a primeira rodada desse mata-mata está sem grandes emoções. A última grande zebra que eu considero foi quando os Mavs de Dirk Nowitzki perderam para Golden State Warriors nos playoffs de 2007. Outros casos ocorreram depois, mas a maioria deles envolveu alguma lesão grave de um jogador importante, como D-Rose em 2012. Então seria muito legal ver isso ocorrer de novamente. Meus favoritos para conseguirem isso são os Mavs e os Spurs (times que podem disputar uma vaga de playoffs e podem aprontar na primeira rodada de um Oeste muito equilibrado).

3. Que os Clippers e os Lakers se enfrentem nos Playoffs!
• As franquias de Los Angeles possuem uma certa rivalidade, mas ela é muito desequilibrada considerando o histórico de sucesso dos Lakers comparado ao primo pobre Clippers. Mas isso pode estar mudando com o novo dono Steve Ballmer e as aquisições de Kawhi Leonard e Paul George. As duas equipes jamais se enfrentaram em uma série de playoffs e esta temporada seria o momento ideal para isso ocorrer!

4. Que os Knicks e os Nets se enfrentem nos Playoffs!
• Do lado leste essa rivalidade já foi maior. Mas nos últimos anos as duas franquias passam por um longo período de reconstrução, especialmente os Knicks que não vão aos playoffs desde 2013! Seria legal ver as franquias se encontrando novamente em uma série de playoffs, algo que não ocorre desde 2004, quando os Nets de Jason Kidd varreram os Knicks na primeira rodada.

5. Um outro jogador da nova geração vencer o MVP!
• Seria legal se o MVP, da mesma forma que ocorreu na última temporada fosse para um jogador da "nova geração" e não um jogador já consagrado. Sendo assim, eu tiraria da lista de cara, Harden, Westbrook, Curry, LeBron e até mesmo Kawhi Leonard (nunca foi MVP da temporada regular, mas já é mais do que consagrado). De bons nomes da nova geração eu colocaria na disputa Nikola Jokic, Joel Embiid, Kristaps Porzingis, Anthony Davis, Luka Doncic e Donovan Mitchell.

E você? Qual seria sua lista de desejos! Diga aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.