Topo

Bala na Cesta

O 1º latino a exercer cargo de chefia na NBA - colombiano chefiará o Wolves

Fábio Balassiano

02/05/2019 05h47

Gersson Rosas é um dos rostos mais antigos e carismáticos na NBA. Nascido há 40 anos em Bogotá, na Colômbia, e com reputação grande tanto na liga quanto na USA Basketball, ele trabalhou por 18 anos no Houston Rockets como assistente de gerente-geral e também na parte de relacionamento com os atletas na Confederação norte-americana. Nesta quarta-feira ele escreveu seu nome na história.

Rosas foi confirmado como o novo manda-chuva do basquete do Minnesota Timbwerwolves, onde exercerá o cargo de Vice-Presidente de Operações de Basquete, sendo o responsável por tudo o que envolve "quadra" na franquia de Mineápolis. Após vencer a disputa contra os americanos Calvin Booth, Chauncey Billups e Trajan Langdon, o colombiano se tornou o primeiro latino-americano a conseguir um cargo tão alto na NBA.

Formado em Administração Esportiva na Universidade de Houston em 2000, Gersson passou por todos os cargos da franquia Rockets e teve um período curto com o Dallas em 2015 antes de retornar ao Houston. Ele chega para substituir Tom Thibodeau no Minnesota e tem como missões decidir qual será o técnico da franquia para os próximos anos (Ryan Saunders era interino até o final desta temporada), o que fará com Andrew Wiggins, uma das estrelas da equipe mas que não consegue se desenvolver como todos esperavam e também o que fará com contratos gigantes (Jeff Teague, Gorgui Dieng etc.) e com atletas que agora encontram-se como agentes-livres (notadamente Derrick Rose, que foi bem no último campeonato).

Mais do que isso: Rosas tem como objetivo principal transformar Karl-Anthony Towns, um dos melhores pivôs da atualidade, em um jogador que consegue aliar seus números a vitórias da equipe. O Wolves terminou com 36-46 na temporada, sendo eliminado na fase regular. O time não vence uma série de playoff desde 2004 e desde então só jogou o mata-mata em 2018.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.